Ter presença digital, mesmo quando se trata de uma empresa essencialmente focada em ações offline, é imprescindível nos dias de hoje. A máxima “ser visto para ser lembrado” se encaixa em praticamente todas as situações do mundo dos negócios, inclusive na hora de marcar na memória dos potenciais clientes o stand de um negócio naquela feira ou evento que está por vir.
De acordo com o relatório Global Consumers Insight Survey, lançado pela PWC, 46% dos consumidores de quaisquer produtos se pautam em redes sociais para encontrar inspiração para suas compras. Isso significa que saber como divulgar stands em redes sociais pode ser, sim, um excelente primeiro passo rumo à conversão de vendas.
Neste artigo, a Grupo de Eventos apresenta algumas dicas para empresas que buscam uma divulgação diferenciada e efetiva. Continue a leitura deste material e confira quais são elas.
1. Estudar as melhores plataformas
Antes de iniciar qualquer estratégia, é importante estudar as plataformas disponíveis e compreender, de forma crítica, quais delas estão mais alinhadas à divulgação.
Para solucionar tal questão, algumas observações são importantes, como identificar o perfil do evento no qual a empresa contará com um stand; para qual público, corporativo ou consumidor final, ele será voltado; e se será um destinado a vendas ou networking, por exemplo. Com base nas respostas obtidas, é possível entender se uma estratégia focada em:
- LinkedIn: rede social com divulgação mais voltada ao âmbito profissional;
- Facebook: rede social mais utilizada do mundo, abrange todo o tipo de público e preza por um contato próximo entre os usuários;
- Instagram: foco em registros extremamente visuais e recursos voltados para o armazenamento temporário ou pontual de informações — como o Instagram Stories e o recém lançado IGTV.
2. Planejar a estratégia
Após definir em que plataformas investir, é hora de planejar! Assim como em uma estratégia offline, ação empresarial ou no processo de produção e execução da participação de empresas em feiras, planejar é um passo essencial para nortear ações e garantir que os resultados mantenham-se próximos do esperado.
Com as redes sociais não é diferente, sendo necessário organizar a tática desde o início, cuidando para não deixar de lado nenhum detalhe importante. Conheça, agora, alguns dos passos fundamentais do planejamento estratégico para divulgar stands em redes sociais:
- definição de público-alvo;
- definição de linguagem;
- elaboração do cronograma de postagens;
- produção de conteúdo (fotos, posts, textos);
- produção de relatórios;
- escolha da metodologia de análise de dados e resultados.
3. Inovar
O objetivo de empresas que buscam as redes sociais como aliadas na hora de divulgarem seu stand é chamar a atenção do público-alvo para o local, mostrando o que ele traz de diferente e atrativo. Por isso, não basta apostar no café-com-leite, é preciso inovar!
Aproveitar recursos de vídeos, lançar mão de enquetes e postagens interativas, revelar informações sobre o projeto em formatos diferenciados e abusar de uma identidade visual “fora da caixa” são algumas das maneiras de tornar único o processo de divulgar stands em redes sociais.
4. Interagir e engajar usuários
De nada adiantaria uma estratégia de ação em redes sociais consistente se a interação e o engajamento do usuário não forem levados em consideração.
É preciso estar disponível para tirar dúvidas e estimular a participação dos internautas nas postagens. Além de contribuir para o alcance das publicações, as interações evidenciam o interesse no assunto e ajudam na mensuração de sucesso do plano estruturado.
A prova de que esse argumento é válido está na pesquisa Customer Experience Trends, que revela que Whatsapp e Facebook ocupam o terceiro e quarto lugares, respectivamente, na lista de canais mais utilizados para estabelecer algum tipo de comunicação entre potencial cliente e empresa.
Com as dicas acima, é possível começar a traçar um plano de divulgação de espaços em feiras consistente e com grandes chances de resultado.
Após ler esse artigo, ficou claro que empresas que sabem como divulgar stands em redes sociais saem na frente na hora de chamar a atenção do público-alvo de uma feira ou exposição, certo? Se você quer ficar por dentro de mais informações sobre o segmento, assine nossa newsletter e não perca nada!