Quando bem pensados e executados, os estandes de empresas podem ser grandes influenciadores na tomada de decisão de visitantes, potenciais clientes e parceiros de uma marca que participam de feiras de negócios.
Para garantir que, dentre todos os tipos de estruturas para esse tipo de evento, as empresas saibam escolher o que melhor se encaixa na tática de venda, no perfil do público-alvo e nos objetivos preestabelecidos, é preciso conhecer um pouco melhor sobre as características de cada um deles.
Este artigo foi preparado para apresentar os 6 principais tipos de estandes para feiras e exposições, suas principais características e funcionalidades. Acompanhe!
1. Estande básico
Usualmente oferecidos pelas montadoras oficiais dos eventos como uma opção mais “em conta” para empresas que não possuem orçamento elevado, os estandes de montagem básica são as versões mais simples dos espaços.
Em geral, eles possuem um tamanho e formato padrão, e são criados com sistema modular — que costumam ser paredes de painéis, perfis de alumínio e uma forração de carpete aplicada diretamente no piso do local do evento —, com possibilidades restritas de personalização.
Apostar na contratação de um estande básico (ou estande padrão, variação com montagem muito semelhante no qual alguns detalhes podem ser acrescentados à estrutura modular, como piso diferenciado, vidros, além de texturas como madeira e acrílico) dentre os tipos de expositores para feiras é válido para quem busca poupar receita para investir em outros itens.
Esse estilo de montagem também é bastante utilizado como um recurso para não dispersar o foco dos visitantes, mantendo sua atenção restrita ao produto apresentado.
2. Estande especial
Aqui, a palavra-chave é personalização. Ao contrário do anterior, o estande especial (ou construído) figura entre os tipos de estandes com grandes possibilidades de diferenciação.
Madeira, fórmica, PVC e elementos extras como bancadas, vitrines e balcões fazem parte de seu processo de montagem, que possui, por excelência, um acabamento superior ao estilo do estande básico, mencionado no tópico anterior.
Um dos destaques desse tipo de estande é a possibilidade de criar ambientes temáticos e dividi-los conforme a tendência de fluxo dos passantes. Por exemplo: se uma empresa especializada em tecnologia leva um software à feira, ela pode ambientar seu espaço com telas que mostrem o produto em pleno funcionamento, guiar os visitantes a um segundo ambiente, no qual o produto é efetivamente apresentado, e, por fim, finalizar a experiência levando-os ao local no qual a equipe de vendas se encontra a postos para fechar negócios.
Por possuir um valor de investimento mais alto e exigir a contratação de uma empresa especializada para garantir sua boa execução, o estande construído é utilizado principalmente por empresas que possuem uma área maior para expor seus produtos. No entanto, é perfeitamente possível adaptá-los a quaisquer metragens de espaços.
3. Estande misto
O estande misto figura entre as melhores opções de preço para empresas que buscam uma atuação marcante em feiras, mas que não dispõem de um orçamento vasto para tal.
Unindo características dos tipos básico e especial, a montagem mista permite combinar modulações padrão com elementos diferenciados, que, utilizados em menor escala, resultam num projeto único e com valor acessível.
Seu grande diferencial é a possibilidade de se aproximar mais da identidade visual da marca, por meio do uso de materiais específicos que permitem uma maior personalização — como tingimento e adesivação —, mantendo como base uma estrutura feita com insumos menos dispendiosos.
4. Estande cenográfico
Tido como um derivado do estande construído, o cenográfico está entre os tipos que mais rendem reconhecimento e premiações às empresas, mas que, por outro lado, possuem um valor orçamentário extremamente variável.
Aqui, o que vale é dar asas à imaginação. As estruturas cenográficas costumam seguir um conceito base que guia a criação de algo que, como o próprio nome já diz, se assemelha a um verdadeiro cenário.
Para alcançar o objetivo predefinido com esse tipo de estande, vale utilizar quaisquer materiais, revestimentos, elementos adicionais, até mesmo casando-o com a caracterização da equipe de vendas.
Mas engana-se quem pensa que estandes cenográficos servem apenas para produtos ou serviços que tenham um viés lúdico. Empresas corporativas também podem contar com esse tipo de montagem, que tem como um de seus diferenciais proporcionar uma experiência diferenciada ao visitante.
5. Estande com mezanino
Com um projeto que tem como foco aliar sofisticação e aproveitamento espacial, o estande com mezanino vem se consolidando com uma opção interessante para as empresas.
Graças a sua estrutura diferenciada e composta por um espaço aberto ou semiaberto, o mezanino oferece uma área que pode ser utilizada como showroom, área de convivência, espaço para exibição de demonstrações ou vídeos e recepção de potenciais clientes ou parceiros.
Devido a seu projeto de características acessíveis e espaçosas, esse tipo de estande direciona o foco dos visitantes à comunicação visual. Dessa forma, é recomendado que as empresas aproveitem o espaço livre para fazer uso de tecnologias visuais (como video walls ou painéis interativos), letreiros, esculturas e elementos coloridos e impactantes.
6. Estande de container
Empresas que buscam inovação e modernidade dentre os tipos de expositores para feiras não podem deixar de conhecer o estande de container (ou container stand).
Montado dentro de um módulo revestido, geralmente em PVC ou drywall, ele chama atenção em eventos e feiras por ser um formato novo e diferente daqueles citados anteriormente. Seu acabamento pode conter desde portas de vidro até lavabo e ar condicionado, e, por isso, surpreende a quem conhece seu interior.
Sua grande vantagem é a praticidade de uso e o custo-benefício, que costuma ser melhor do que o de opções inteiramente personalizadas.
A limitação dessa opção fica por conta de seu volume, que é elevado, sendo recomendado, portanto, para ocasiões ao ar livre que disponibilizem uma área considerável a seus expositores.
Saber escolher o tipo de estande para apresentar uma marca na feira é muito mais que apenas definir a estética de apresentação de uma empresa, é também posicionar-se estrategicamente de acordo com o perfil do evento e de seus visitantes, acertando em cheio o objetivo estabelecido com a participação na exposição.
Para que a escolha entre os tipos de estandes para feiras seja a ideal, nós recomendamos que as empresas contem com o apoio de quem entende do assunto. Por isso, entre em contato conosco para estudarmos, juntos, as melhores opções para diferenciar seu trabalho!