Feiras estão sempre evoluindo.
Com uma concorrência tão acirrada (e financeiramente tão arriscado), as empresas precisam aproveitar as últimas tendências, desde novos conceitos de estande até novas ferramentas de avaliação e novas formas de atingir seu público.
Quer saber o que planejar em 2018? Aqui estão 7 tendências que achamos que você deveria seguir para obter a melhor chance de sucesso ao expor numa feira.
1- Ter uma estratégia de imagem para todos os estandes:
Muitas empresas participam de varias feiras durante o ano e abordam cada feira como um único evento, isolado dos demais. No entanto, podemos ver uma tática muito mais inteligente das empresas em 2018, adotando uma abordagem mais integrada aos eventos como parte de uma estratégia de marketing mais ampla.
O planejamento de todas as suas feiras e outros eventos ao mesmo tempo pode ajudá-lo a ser mais eficiente e minimizar gastos excessivos. Você pode definir um único conceito de design para seu estande, e pode fazer as compras para todos os estandes numa única vez, permitindo uma negociação com os fornecedores por grandes quantidades.
Não apenas isso, mas permitirá que você planeje com antecedência e alinhe os projetos dos estandes com suas campanhas de publicidade e marketing, para que a mensagem e a identidade da sua marca sejam consistentes ao longo do ano.
Uma identidade de marca mais consistente significa menos confusão na mente do cliente sobre quem você é e o que você representa. O que significa mais confiança na sua marca e uma maior chance de visitação e de lembrança.
2- Ter um tema
Isso decorre nitidamente da ideia de ter uma estratégia mais integrada. Cada vez mais empresas usam uma abordagem holística para eventos.
Esses temas serão transmitidos, a partir de campanhas de marketing abrangentes, mas não se limitarão a cores e mensagens. O uso mais criativo de diferentes elementos e tecnologias permitirá que as empresas tenham estandes que reflitam melhor a marca e traduzam essas ideias de campanha para envolver os visitantes.
O uso de temas ajudará ao estande a se tornar uma extensão do marketing da empresa, permitindo essa consistência na qual falamos no ponto anterior. Isto é importante para construir relacionamentos confiáveis com clientes, uma vez que o número de maneiras diferentes com as quais eles podem interagir com as marcas nos dias de hoje é crescente.
Créditos: https://www.freepik.com/free-photo/young-man-in-vr-headset_1976779.htm – Designed by Freepik
3- Usando a tecnologia para um melhor engajamento
Usar a tecnologia como parte de sua participação na feira é uma tendência, ela se tornou um componente importante dos eventos. No entanto, como ocorre com a tecnologia em si, o uso está evoluindo.
Não se trata mais de colocar tantos dispositivos no seu espaço quanto possível ou ter a tecnologia mais recente (ou melhor) disponível para exibir. Agora, tudo se resume a ser mais eficiente, tanto em termos de mostrar aos participantes como sua empresa pode beneficiá-los, como também de ajudar você a reunir o máximo de dados de leads possível para analisar e usar mais tarde.
Uma das maiores tendências em tecnologia que você verá este ano provavelmente será a realidade virtual (VR). Isso atingiu o sucesso comercial nos últimos dois anos com o Google Cardboard, que é acessível, o PSVR e o Oculus Rift.( mais caros). Agora, os expositores aproveitarão essa tendência para encontrar maneiras novas e interessantes de usar a RV para aprimorar o engajamento e a experiência do visitante em seus estandes.
Isso pode ser uma maneira direta de demonstrar o produto ou serviço em questão ou atuar como um jogo digital cativante para atrair e entreter os participantes e, ao mesmo tempo, coletar as informações do lead. Com a acessibilidade dos “headsets” de RV do smartphone, como o Google Cardboard, a RV é uma plataforma de envolvimento empolgante e econômica e permite alcançar um público mais amplo do que os participantes do evento (consulte também o item 7, abaixo).
Equipamentos de grande porte, plantas industriais ou ate mesmo os diversos processos produtivos, agora podem ser mostrados no estande, através de realidade virtual.
4- Melhorando a experiência do visitante através do design do estande
Mais uma vez, isso segue a tendência acima, mas considerando que VR é tudo sobre a criação de uma experiência virtual, acreditamos que neste ano vai ter mais ênfase em melhorar a experiência prática no local através de design criativo e inteligente.
Não é apenas sobre a estrutura, mas sobre toda a experiência do participante. Nós falamos um pouco sobre isso no ponto 2. Essa tendência significa voltar ao início e garantir que a experiência do participante venha em primeiro lugar quando se trata de planejamento e design, e não apenas do que você deseja incluir. Por isso que pensar na experiência de seu visitante/ Cliente é muito importante na hora de definir o design.
Muitas empresas pensam o design do estande do ponto de vista do proprietário e não do visitante. Mas no final, quem precisa ser atraído para o estande? O que os visitantes almejam?
Seus visitantes querem um design de estante simples, que se sinta confortável ou, por exemplo, com diversas áreas de relacionamento e interativo? Quais materiais, luzes ou mesmo cheiros acionarão o que você deseja que os clientes sintam e pensem?
Lembre-se, esses eventos devem ser uma experiência multissensorial, portanto, vá além da visão e do som, vá até o toque, o cheiro e até o sabor.
5- Uma mistura maior de design de estante aberto e fechado
Analisando tendências mais práticas no que diz respeito ao design da exposição, há uma boa chance de vermos combinações mais criativas de áreas abertas e fechadas em estandes, simplesmente porque permitem que você atenda a uma variedade maior de visitantes.
Manter parte do seu estande aberto deixa o fluxo e a acessibilidade máximos, garantindo que você possa atrair e envolver o maior número possível de participantes. Aquelas pessoas que podem estar apenas passando ou que ainda não estão prontas para tomar uma decisão de compra. Enquanto isso, manter uma área fechada com paredes e até mesmo um teto pode permitir uma experiência de participante mais privada, perfeita para os participantes prontos para a compra que querem levar as coisas para o próximo nível e descobrir mais sobre seu produto ou serviço. Por exemplo, uma demonstração guiada.
6- Incorpore estações de carregamento para telefones e tablets
É um conceito simples, mas poderoso. Atualmente, todos vivemos e trabalhamos com nossos dispositivos móveis, então, que maneira melhor de atrair visitantes (e mantê-los por um período prolongado) do que permitir que eles carreguem seus telefones e tablets em seu estande?
Passar o dia em uma feira prejudica esses dispositivos, já que haverá muitos e-mails, compartilhamento de fotos, pesquisas de empresas e produtos, ou apenas passando tempo nas mídias sociais.
Proporcionar um local útil para os visitantes recarregá-los não é apenas uma boa maneira de mostrar sua marca de uma forma excelente, mas também ajuda a colocar seu marketing diretamente na frente dos participantes e permite que sua equipe os envolva em conversas que podem levar à vendas inesperadas. As estações de carregamento são uma tendência!!!
7- Transmissões ao vivo para um público mais amplo
Mencionamos isso no item 3, mas a tecnologia de vídeo é tão acessível que você pode ir além da feira e alcançar uma audiência em qualquer lugar do mundo.
VR pode ser uma maneira interessante de fazer isso. Você pode fazer uma transmissão ao vivo em plataformas de mídia social como Instagram, Periscope ou Facebook, e é fácil e barato de se fazer. Tudo o que você precisa é de um telefone com boa captação de vídeo e um membro disposto de sua equipe para levar os espectadores a uma turnê de seu estande e você estará atraindo um público cativo em minutos, que estará mais envolvido em seu discurso de vendas do que se você simplesmente os pegasse passando seu estande.
Melhor ainda, com transmissão ao vivo, você pode acompanhar o que funciona e o que não funciona, conforme os espectadores reagem e comentam em tempo real. O que significa que você poderá interagir diretamente com os usuários: respondendo a problemas imediatamente, fazendo pesquisas ao vivo para gerar ideias, fazendo perguntas ao público ou fazendo com que eles perguntem algo, e assim aprender como aperfeiçoar melhor seus vídeos de feiras para futuros eventos.
Em http://grupodeeventos.com.br/portfolio/ podem ser visualizados alguns bons exemplos do nosso trabalho. Você é sempre bem-vindo a visitar nossa empresa.
E Boa Sorte com seu próximo estande!!