Realizar e participar de eventos é fundamental para os negócios. Ao atingir o público de interesse, é possível gerar novas oportunidades e alcançar os resultados comerciais esperados. Contudo, apenas estar presente não é suficiente. É preciso pensar em como trabalhar os contatos — e é para isso que surgem as ações de marketing pós-evento.
Depois da realização, colocar algumas atitudes em prática consolida oportunidades iniciais captadas. Ao final, dá para conquistar mais vendas ou até fortalecer o relacionamento com clientes que já estão na base.
Não sabe o que fazer depois desse período? Então veja 7 ações de marketing pós-evento e tire as suas dúvidas!
Use a lista de contatos para converter em vendas
Durante a participação, muitas pessoas podem chegar ao seu stand e solicitar um contato posterior com um consultor ou um teste de produto. Os que receberam brindes, por sua vez, terão suas impressões formadas após o uso dos itens e, então, poderão se transformar em clientes. Para completar, quem participou de uma edição pode ficar interessado na próxima.
Todas essas situações criam uma oportunidade de contato. Se a empresa souber abordar as pessoas certas, poderá conquistar novas vendas e contratos, o que vai gerar um retorno sobre investimento que é ainda mais positivo.
Para tanto, é essencial fazer uma coleta de dados durante a realização. Solicite o e-mail e/ou telefone de quem pedir certas informações de produtos ou ganhar brindes. Também é válido criar sorteios e contar com um formulário para a participação.
Depois que tudo acabar, qualifique as oportunidades de acordo com os critérios, entre em contato e faça a abordagem de venda para os indivíduos certos.
Engaje as pessoas nas mídias sociais
As mídias sociais são ferramentas poderosas para garantir alcance e uma boa participação. No entanto, muitas marcas não percebem que é preciso, também, investir em ações de marketing pós-evento nesses cenários.
A ideia é se manter conectado com as pessoas e garantir que o engajamento não seja apenas pontual. Por meio da estratégia certa, é possível aproximar o relacionamento e fortalecer o interesse no seu produto e em outras edições.
Use o momento após o encerramento para divulgar materiais produzidos durante a realização e que até contam com a colaboração dos participantes. Vídeos, estatísticas, fotos e curiosidades mantêm as pessoas por perto e fazem com que o seu funil de vendas capte novas oportunidades.
Atualize o site com informações
O site do evento é uma ferramenta essencial para a divulgação, em que é possível encontrar datas, valores, atrações e muito mais. Mas o que fazer depois que a realização já aconteceu? A resposta é simples: atualizar o endereço com informações pertinentes. A página não deve servir apenas para captar novos participantes, mas para envolver quem esteve presente.
Depois que o evento for realizado, crie áreas que informam o total do público que compareceu, as atividades que foram executadas e os pontos altos. Também aponte a ocorrência da próxima edição, mesmo que os detalhes ainda não estejam definidos.
Para melhorar, pode-se criar uma área para que possíveis interessados nas novas datas deixem seus e-mails e formas de contato. Assim, quando as informações forem decididas, esses usuários serão os primeiros a ficar por dentro.
Solicite feedback dos participantes
Outra entre as ações de marketing pós-evento é a coleta de feedback dos participantes. Essa etapa é muito importante para saber, por exemplo, como foi a experiência com o estande escolhido ou se a equipe ofereceu um atendimento adequado.
Com essas respostas, é possível compreender o que funcionou e o que não trouxe os resultados esperados. Também é um jeito de medir o nível de satisfação das pessoas e até de conquistar sugestões para as próximas participações.
Apenas tome cuidado para que o questionário não seja muito longo ou complexo. Faça perguntas diretas e, ao final, deixe espaço para que comentem impressões específicas e tragam sugestões.
Adote o e-mail marketing
O e-mail não morreu! Essa ainda é uma ferramenta robusta e que o leva direto para a caixa de entrada da pessoa de interesse. Então, por que não usar o e-mail marketing como uma estratégia depois da realização do evento?
Esse é o momento de criar um relacionamento de valor com quem compartilhou as informações de contato. Use o meio para oferecer conteúdos e publicações referentes ao tema do evento, por exemplo. Dependendo do comportamento de abertura e leitura, é possível planejar envios de newsletters específicas.
Também é um jeito prático de enviar o questionário para coletar feedback, bem como de entrar em contato para gerar novas vendas. Versátil, trata-se de uma das ações de marketing pós-evento de melhor desempenho!
Emita certificados
Dependendo do tipo de evento realizado, pode ser que as pessoas tenham participado de um minicurso ou workshop. Um dos grandes atrativos é, justamente, a oferta de um certificado para quem esteve presente. Então, não se esqueça de cuidar dessa etapa no período posterior.
Antes mesmo de chegar a data, elabore o modelo que será usado. Durante o evento, colete as assinaturas de quem realmente participou da realização em questão. Quando tudo acabar, basta produzir os certificados e enviá-los de forma física ou digital.
Atuar com rapidez e eficiência é um jeito de cumprir a sua palavra, transmitir credibilidade e deixar todos satisfeitos. Dependendo do caso, essas características vão resultar em indicações e um interesse ainda maior na próxima edição.
Analise os dados coletados
As ações de marketing pós-evento não têm a ver, apenas, com a abordagem das oportunidades. É claro que é importante para gerar novas vendas e não deixar ninguém na mão. Porém, também é fundamental pensar no planejamento como uma etapa que deve acontecer de forma posterior.
Isso será possível ao olhar para os dados coletados. Nada dirá tanto sobre a sua participação quanto as informações concretas que você tem, então é hora de arregaçar as mangas. Conheça o perfil demográfico de quem esteve presente, quais foram as principais dúvidas e oportunidades geradas.
Aproveite para acompanhar o desempenho das outras ações, como o feedback coletado ou o engajamento nas redes sociais. Tudo isso servirá como um mapa para planejar as próximas ações e conseguir uma realização ainda melhor.
Com as ações de marketing pós-evento, a sua participação continuará a render frutos. Graças ao apoio dessas atividades, será muito mais fácil planejar, agir e converter novos clientes!
Gostou destas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe seus contatos sempre por dentro!