Seja numa feira, convenção ou exposição, é sempre esperado contar com algumas variáveis: concorrência em peso, muitas informações à mostra e desafios para se colocar entre os expositores de destaque.
Uma das estratégias mais relevantes para garantir o bom desempenho das empresas em eventos do segmento de negócios é o contato com o público. Sai na frente quem é capaz de criar laços e ficar na memória.
Este artigo foi preparado para discutir a importância do atendimento ao cliente em estandes, além de dar algumas dicas para tornar esse processo efetivo. Confira!
Qual a importância do atendimento ao cliente em estandes?
Muitas vezes, a impressão de expositores de eventos é de que os visitantes de estandes querem apenas “passear” e que, por isso, não é importante investir em uma equipe de atendimento dinâmica.
Isso é um grande engano! Na maior parte dos casos, visitantes de estandes buscam justamente por algo que os prenda àquele espaço, convencendo-os a permanecer ali para serem inseridos no processo de apresentação de produtos.
E é aí que entra a equipe de atendimento. Com proficiência e foco, esses profissionais são os responsáveis por iniciar uma abordagem envolvente e atrativa, levando o cliente a vivenciar uma experiência que o aproxime de fechar negócio.
Como melhorar o atendimento em estandes?
Para otimizar a proficiência, é necessário contar com alguns artifícios, como os encontrados na lista abaixo.
Preparar a equipe previamente de acordo com o perfil do evento
Cada evento tem um perfil diferente e, por essa razão, deve ser tratado de forma particular. Conhecer a área de exposição, quantidade de concorrentes, segmento abordado, público esperado — e suas principais características — e objetivo final de atuação é fundamental para determinar, de antemão, qual será o tom da ação da equipe de vendas.
Exercitar a escuta cultivando boas respostas na manga
Uma vez que o grande objetivo é criar algum tipo de relação afetiva entre a marca e o cliente, é essencial saber ouvir o que ele tem a dizer de forma empática. Esse conselho, tão amplamente divulgado nos setores de varejo, cai como uma luva no contexto de uma feira de negócios.
Também é importante que a equipe saiba responder dúvidas e questionamentos de forma convincente. “Ter sempre uma resposta na ponta da língua”, nesse caso, não significa exclusivamente responder, e sim, responder com convicção.
O grande equívoco, nesse caso, está em pensar que a equipe de atendimento precisa saber tudo: pelo contrário! Não ter as respostas no instante da pergunta, mas se comprometer a buscar e fornecer o dado pedido posteriormente é um passo importante na construção do relacionamento com o cliente.
Planejar atividades diferenciadas
O encantamento do cliente de um evento de negócios reside naquilo que ele consegue reter em sua memória. Por isso, muito além do atendimento em si, é preciso caprichar nas ações complementares.
Por que não inserir um vídeo interativo com informações dadas diretamente pelo CEO da empresa ao cliente? Ou possibilitar um teste do produto ou serviço ali mesmo, no estande, para que o visitante sinta na pele o que é ter aquele item?
Estender o marketing de relacionamento para além do evento
O que começa em um estande de evento pode muito bem se perpetuar fora dele. E esse deve ser, também, um dos focos da equipe de atendimento.
Captar dados de contato e criar, de forma personalizada, uma relação entre o time de vendas e o cliente, otimiza as chances de fechar mais negócios e tornar a parceria duradoura, tornando o comprador um multiplicador da marca, e não apenas um consumidor.
Com um bom atendimento, é possível aumentar a popularidade do estande, convertendo mais vendas e colecionando bons resultados. Portanto, não deixe de investir nas estratégias apresentadas para atrair, se aproximar e conquistar cada vez mais clientes em estandes!
Se você compreendeu a importância do atendimento ao cliente em eventos de negócios, não pode perder essa outra dica: conheça mais sobre estandes interativos e fique por dentro do assunto!