Participar de feiras, mostras e exposições podem conferir a qualquer negócio uma vantagem competitiva especial: a visibilidade proporcionada por estandes de qualidade é capaz de aumentar consideravelmente o alcance da marca e também o número de vendas com um público que já está interessado naquele serviço ou produto.
Manter um estande em eventos promocionais pode significar empregar recursos em uma estratégia com um custo-benefício superior às demais. Mas, afinal, você realmente sabe quanto custa um stand e quais os investimentos necessários para a participação em feiras?
Se você tem interesse em participar de feiras mas não sabe quanto terá que desembolsar para manter um stand que realmente capte a atenção do seu público, este post é para você. Entenda o que é levado em consideração ao se precificar um estande e o que influencia em seu valor final!
A importância das feiras para as empresas
As feiras são ótimas oportunidade que as empresas têm de se mostrar para um público que já está interessado em seus produtos e se destacar da concorrência, ressaltando os benefícios da aquisição daquela marca em detrimento das demais.
O stand em feiras, assim, tem uma função estratégica: seu papel ativo frente aos clientes permite que a marca dialogue com seus gostos e mostre-se suficiente para resolver suas dores e problemas, sendo mais do que mero instrumento de apresentação.
Antes de saber quanto custa um stand para feiras, é bom levar em consideração que, os investimentos necessários para a participação em feiras são facilmente recuperados com o poder de atração e retenção da clientela. Para muitos, é ele o primeiro ponto de contato com a sua marca, o que apenas reforça a importância de se construir stands sólidos e contar com bons colaboradores para atender o público.
O que influencia na precificação do stand
Estrutura do evento
O primeiro fator que influencia na precificação de um stand é o tipo de evento em que será inserido e sua duração. A locação do espaço não segue uma tabela pronta, dependendo do segmento tratado. Salões que expõem automóveis, por exemplo, tendem a ser mais caros que feiras de beleza, dada a magnitude do evento e do público-alvo.
Localização
O posicionamento do estande na feira também influencia no seu valor final. Localizações privilegiadas (perto da entrada e saída do evento, por exemplo) tendem a custar mais, já que estão em um ponto estratégico mais favorável que os demais.
Tamanho e design
Além do tamanho influenciar o preço do aluguel e demandar um maior gasto de materiais para sua montagem, o design do stand por si só também é fator determinante para sua precificação.
Stands básicos construídos com sistema modular de alumínio são mais baratos, ao passo que Stands com madeira revestida e um maior número de painéis e luzes costumam ser mais caros.
O investimento no stand deve estar associado ao público atingido na feira
Ao pensar no projeto de um stand, o gestor deve ter em mente as necessidades, dores e problemas de seu público alvo — afinal, é importante que se ofereça ali algo que, além de ser visualmente atraente, deve destacar dos demais e evitar dispersão.
Logo, o investimento a ser feito na montagem do estande deve levar em consideração seu público-alvo: às vezes, um design básico e uma localização normal já é suficiente para atingi-los, enquanto clientes mais exigentes serão mais atraídos por stands cenográficos com um maior número de atendentes.
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