Ao participar de feiras e eventos corporativos, é preciso analisar diversas métricas. Além entender de conversão, alcance e reconhecimento, é fundamental descobrir como calcular o retorno sobre o investimento (ROI).
O ROI é dado pela relação entre os ganhos obtidos com uma ação e os custos envolvidos. Quanto maior ele for, melhor é o desempenho. No caso dos estandes, conhecer a performance desses elementos é essencial para que o negócio tenha sucesso em suas próximas atividades.
Para entender essa questão, descubra conosco como calcular o retorno sobre o investimento de um estande e tire todas as suas dúvidas!
Por que o cálculo do ROI é importante?
Considerado uma das métricas mais importantes, o ROI serve para dar uma visão completa da ação. Quando é calculado e usado do jeito certo, oferece boas possibilidades para o empreendimento. Listaremos, a seguir, as principais vantagens do cálculo. Acompanhe.
Demonstra o impacto de forma clara
Ao contratar um estande, nem sempre ficam claros quais foram os efeitos que a decisão teve. Ele pode ter ajudado a atrair muita gente, mas não ter contribuído para a geração de novos negócios. O cálculo do ROI desfaz essa dúvida e permite que o impacto seja conhecido de um jeito claro e definitivo.
Como traduz os efeitos em números e de forma prática, faz com que a gestão tome conhecimento do que foi obtido a partir dessa escolha. Assim, fica fácil fazer uma análise objetiva.
Aumenta a motivação da equipe
O ROI também consolida as conquistas de todo o grupo. Ao apresentar os resultados para o time designado, por exemplo, é possível parabenizar as pessoas e oferecer um feedback muito eficiente.
Como consequência, a equipe se torna mais motivada e tem maiores chances de conquistar resultados melhores em uma próxima oportunidade.
Influencia o sucesso
Para completar, o ROI é uma ferramenta que ajuda a priorizar ideias e ações. Ao calcular o ROI de diferentes estandes, por exemplo, você saberá qual estrutura e qual tipo de evento é o mais adequado. Ao final, dá para escolher o que, de fato, pode auxiliar o empreendimento a sair na frente dos outros.
A tomada de decisão, além de mais rápida, tem menores chances de erros. Assim, ocorre um melhor aproveitamento de recursos e de oportunidades.
Como calcular o retorno sobre o investimento de um estande?
Para fazer o cálculo em relação a um estande, é fundamental considerar três questões:
- gastos: todos os valores envolvidos na contratação e na montagem do estande no evento;
- ganhos: todo o faturamento decorrente de negócios iniciados ou concluídos no estande;
- lucros: diferença entre os ganhos e gastos nessa situação.
A partir disso, o ROI é dado por:
ROI = (Lucros / Gastos) x 100%
Um ROI nulo ou próximo de zero demonstra que a ação não gerou lucros, mas também não causou prejuízo. Já um ROI negativo aponta para custos maiores que os ganhos, o que é um cenário desfavorável.
Finalmente, o ROI positivo indica um excelente desempenho. Imagine que, após o cálculo, você chegou à conclusão de que o retorno foi de 150%. Isso significa que, para cada R$ 1,00 investido, houve um retorno de R$ 1,50.
Como usar o ROI para tomar decisões?
Ao descobrir como calcular o retorno sobre o investimento, você terá uma poderosa ferramenta. E, como com grandes poderes surgem grandes responsabilidades, é necessário saber o que fazer com esse dado.
O ROI é um excelente parâmetro para comparar realizações. O estande do ROI foi maior que o de uma promoção no ponto de vendas? Então, é recomendado investir na primeira opção. O retorno de um evento não foi tão interessante? Esse é um indício de que é melhor participar de outras feiras, com um potencial ampliado.
Ou seja, o número encontrado pode servir como bússola, de modo que a gestão saiba quais são as oportunidades mais vantajosas!
Agora que você já sabe como calcular o retorno sobre o investimento, basta colocar nossas dicas em prática. Ao final, utilize essa valiosa informação para tomar decisões melhores.
Ainda tem alguma dúvida? Use o espaço nos comentários e não deixe de participar!