4 dicas de como participar de feiras de negócios e obter sucesso

Empresas que buscam destaque e diferenciação no mercado não podem deixar de lado participações em feiras de negócios como parte de uma estratégia de sucesso.

Prova de que os grandes empreendedores estão cientes dessa tendência é que, de acordo com pesquisa divulgada pela União Brasileira dos Promotores de Feiras, a Ubrafe, entre os anos de 2016 e 2017 a intenção de investir até 49% a mais no setor em comparação ao ano anterior praticamente dobrou entre os entrevistados.

Neste artigo, trazemos algumas dicas e informações valiosas sobre como participar de feiras de negócios com o máximo de aproveitamento. Acompanhe!

O que são feiras de negócios e por que as empresas devem participar desses eventos?

Feiras de negócios são eventos com um objetivo comercial atrelado a um determinado segmento, e reúnem, em seu espaço, diferentes fornecedores de produtos e serviços vinculados ao nicho.

Estar presente em eventos como esse demonstra que a empresa possui solidez e que não tem medo de encarar a concorrência. Enquanto expõe seus serviços numa feira de negócios, o empreendimento se coloca à vista de palestrantes, fornecedores e potenciais patrocinadores.

Como participar de feiras e obter um bom resultado?

Algumas dicas são importantes para a empresa que deseja descobrir como participar de feiras extraindo os melhores resultados da oportunidade.

  1. Escolhendo a feira ideal

Muitos fatores devem ser levados em conta antes de bater o martelo sobre a participação de uma empresa em um evento, como por exemplo, sua dimensão, público-alvo (é mais interessante que a empresa participe de eventos para tomadores de decisão ou para funcionários intermediários?), expectativas de visitantes etc.

Com as respostas para as perguntas acima, é possível determinar se é estratégico ou não estar presente numa feira.

  1. Estudando o melhor local para montar o estande

O segundo passo mais importante para descobrir como participar de feiras é entender a importância da localização geográfica do stand.

Ser mais visto do que outros expositores pode fazer a diferença quando se está em um ambiente com um grande número de informações sendo ofertado.

A empresa que se posiciona próxima a entradas, salas de convenção e locais de convergência de pessoas possui mais chances de ser vista — e lembrada — do que aquelas que ficam no fundo de corredores ou locais menos iluminados.

  1. Investindo em um design atrativo e diferenciado

Casar uma localização privilegiada com um projeto de stand diferenciado é receita para o sucesso certo.

Antes de dar início à projeção da identidade visual do stand, é interessante que a empresa faça pesquisas e conheça tendências para o mercado de feiras. De que forma os concorrentes vêm se apresentando? O que é mais efetivo? Um layout extravagante ou funcional?

Mantendo em mente a importância de se diferenciar de forma efetiva, o bom desempenho das empresas em feiras fica cada vez mais garantido.

  1. Desenvolvendo uma equipe qualificada e alinhada

É de praxe que as empresas direcionem uma equipe de vendas para um plantão tira-dúvidas e abordagens estratégicas nos dias do evento. E, para garantir que o trabalho de aproximação e conversão seja efetivo, é essencial manter a equipe alinhada de antemão.

Com treinamentos prévios e fortalecimento do principal objetivo da empresa na feira é possível engajar e motivar os funcionários em prol da meta comum.

Como uma empresa pode se diferenciar numa feira de negócios?

Empresas que investem em experiências no stand, mais do que apenas na exposição de produtos, saem na frente.

É importante se manter ciente de que, naquele evento, estão sendo divulgadas diversas mensagens, e que ficará na mente do potencial cliente ou parceiro aquela que for capaz de gerar um verdadeiro elo entre a marca e o consumidor.

Experiências de degustação, ações que envolvam os sentidos e a possibilidade de se vincular verdadeiramente ao produto ou serviço são alguns dos diferenciais possíveis.

Participar de eventos de negócios pode ser decisivo para fazer contatos estratégicos e alavancar a visibilidade da marca. Uma boa alternativa para tornar essa ação mais efetiva é buscar apoio de empresas especializadas no assunto.

Se você quer saber mais sobre como participar de feiras pode ser determinante para atrair mais clientes e parceiros, curta nossa página no Facebook e não perca as novidades!