6 dicas de networking em eventos que você precisa colocar em prática

Você quer criar relacionamentos interessantes para seu negócio? As feiras e eventos são ótimas opções para trocar informações e fazer negócios devido à grande circulação de pessoas das mais variadas áreas. 

Neste post, você verá quais as melhores dicas de networking em eventos para poder colocar em prática. Quer conseguir mais parceiros? Então, veja o que precisa fazer para consegui-los. Boa leitura!

Por que fazer networking em eventos e feiras?

Os eventos e feiras permitem à sua empresa fazer networking e encontrar novos parceiros. Isso se deve aos diversos profissionais das mais variadas áreas empresariais presentes nesses eventos. Dessa forma, fica mais fácil encontrar fornecedores fixos, por exemplo.

O networking permite também a troca de informações sobre o mercado. Esse compartilhamento pode dar a você insights interessantes para o seu negócio e, assim, melhorar a forma como a empresa se coloca no mercado.

Como fazer um bom networking em eventos?

Descubra agora o que fazer para colocar o networking em prática e divulgar sua marca.

1. Planeje suas ações

O primeiro passo para fazer um bom networking é estar preparado para aproveitar a situação. Então, defina quais são os seus objetivos (como encontrar um fornecedor fixo) e as melhores pessoas para serem abordadas. Com essas informações, você consegue decidir a melhor maneira para fazer seus contatos.

Como as feiras e eventos, normalmente, contam com várias atividades ao mesmo tempo, é necessário estabelecer as suas prioridades em cada parte da programação. Por isso, faça um planejamento e desenvolva uma agenda de networking a partir do seu objetivo central.

2. Ensaie a apresentação

Para não errar, ensaie com antecedência. Crie um discurso que seja curto, direto e impactante. Embora o texto seja útil para você manter uma linha de raciocínio, sua fala não deve ser decorada ou mecânica. Caso contrário ela poderá ser facilmente desvalorizada.

Além disso, tente manter uma conversa pertinente ao assunto tratado no evento. Assim, você mostrará ter conteúdo para dialogar com os participantes. Pense em possíveis perguntas que eles possam fazer e, assim, antecipar as respostas. A forma como você conversa poderá conquistar o público presente.

3. Comece pelas redes sociais

É possível já iniciar o networking pelas redes sociais. Criar um evento no Facebook para divulgar a programação e abrir discussões entre os convidados é uma interessante ferramenta. Dessa forma, será possível identificar quem estará presente, bem como os interesses em comum.

Para estimular a interação entre todos os convidados nas redes sociais, é interessante compartilhar conteúdo e materiais conectados aos objetivos do evento. Incentive os comentários e a troca de opiniões por meio de perguntas interessantes.

4. Cheque os recursos necessários

Para a sua empresa proporcionar as melhores experiências aos presentes, é preciso providenciar todos os recursos necessários. Anotar todas as informações é essencial para você não se esquecer de nada. Monte um checklist para se certificar de tudo. 

Algumas empresas podem ajudar nisso e identificar quais são as necessidades dos clientes para a criação do projeto e montagem dos estandes. Dessa forma, eles terão menos preocupações em um momento tão importante e podem se dedicar a outras questões. 

5. Tenha cartão de visitas disponível

Em feiras e eventos nem sempre é possível ter a profundidade esperada para já fechar negócios. Para que isso aconteça em outro momento, tenha cartões de visitas disponíveis para ajudá-lo no atendimento. Com eles, o público terá o contato direto para continuar a conversa.

Em caso de esquecimento, você precisará recorrer a atitudes mais amadoras (como fazer anotações em telefone ou papel), o que poderá trazer desconfiança aos presentes. Por isso, não esqueça dos cartões de visita.

6. Ative contatos

Depois do evento, envie uma mensagem ou faça uma ligação para os seus novos contatos. Lembre-os de qual foi a feira ou evento em que conversaram e se coloque à disposição para continuar as conversas rumo à uma negociação.

Agora que você sabe quais são as melhores dicas de networking em eventos, faça um planejamento nas próximas ocasiões e coloque todas as dicas aqui apresentadas em prática. Procure por feiras e eventos que possam ajudá-lo a cumprir seus objetivos e alavancar o seu negócio.

Gostou deste artigo? Saiba agora quais são as melhores dicas para participar de feiras e obter sucesso.