7 dicas incríveis para você expor produtos em feiras

Para ter os melhores resultados, é essencial saber como agir e, por isso, começar com o planejamento antes mesmo do evento é o ideal para que nenhum detalhe fique de fora. Assim, o retorno sobre o investimento se multiplica e a empresa atinge seus objetivos.

Ao expor produtos em feiras da forma certa, o seu negócio é favorecido. Afinal, a configuração adequada dos itens enche os olhos dos consumidores e aumenta as chances de conquistar novas vendas. Portanto, é uma oportunidade imperdível!

Neste post, você confere 7 dicas imperdíveis para conseguir expor os seus produtos em feiras da melhor forma possível. Confira!

1. Escolha quais são os itens que têm maior potencial

Seria inviável levar todo o portfólio da empresa para uma feira, certo? Além de tudo, dispor uma quantidade muito grande de itens faria mais com que as pessoas se distraíssem do que realmente chamasse a atenção delas. Portanto, o primeiro passo é definir o que será apresentado aos potenciais clientes.

O truque consiste em avaliar quais são os produtos que têm maior potencial de venda. Vale a pena selecionar os mais vendidos, populares ou procurados no cotidiano do negócio. É natural que, então, as pessoas da feira fiquem interessadas neles.

Também é conveniente pensar em itens voltados especificamente para a realização. Imagine uma marca de roupas da gala que participará de uma feira de noivas. Nesse caso, é melhor separar apenas as peças indicadas para um casamento.

Além de tudo, é interessante apresentar lançamentos e novidades. Ao dar essa sensação de exclusividade para quem visita o estande, as possibilidades de conquistar as vendas aumentam ainda mais.

2. Utilize móveis e acessórios para criar seu estande 

Em seguida, é o momento de definir quais são itens ajudarão a elaborar o estande perfeito. O visual conta muitos pontos, então não dá para abrir mão de ter elementos que auxiliam a compor o resultado.

Por isso, pense em móveis e acessórios decorativos que ajudam a preencher o estande. A ideia é dar vida a um cenário e até contar uma história apenas com o visual criado. Assim, fica mais fácil conquistar um belo resultado que chama a atenção pelos motivos certos.

Ao mesmo tempo, tome cuidado para não escolher coisas demais. Os itens não devem ficar esquecidos ou perdidos na decoração. Eles têm que ser as grandes estrelas do estande, se a sua intenção é fazer vendas.

3. Elabore um diferencial para seu local de exposição

Não se esqueça de que é importante conseguir um diferencial na hora de expor produtos em feiras. Se você acha que basta dispor tudo em uma mesa, saiba que isso não causará o impacto desejado.

Esse é o momento de usar a criatividade e garantir que uma verdadeira experiência seja estabelecida com a apresentação desses elementos. Pense em maneiras diferentes de dispor os itens, inclusive ao mesclá-los com a decoração.

Também é válido criar pequenos setores onde os produtos semelhantes ou complementares são colocados juntos. O objetivo principal é despertar a atenção e o interesse das pessoas para que elas observem as ofertas.

4. Planeje como será o estande

Antes mesmo de montar o estande, é preciso decidir como ele será feito. Quando você se planeja desse jeito, é possível obter o melhor resultado, já que dá para pensar em qual é a configuração ideal para ser apresentada.

Para começar, pense muito bem sobre os elementos necessários, como uma mesa ou prateleira. Depois, disponha como os objetos deverão aparecer. Esse é um ótimo jeito de determinar áreas para cada item, sem se perder ou deixar algo de fora. Se quiser investir em algum padrão criativo, o diagrama no papel ajuda a planejar cores, formas e tamanhos, o que gera um resultado bem melhor.

Você não precisa fazer um desenho perfeito, mas é interessante ter um bom esquema. Na hora de montar seu estande, ele servirá como um “mapa” e tornará o processo muito mais fácil.

5. Monte uma tabela de preços

Muitas vezes as pessoas veem um produto, mas precisam do preço para saber se querem ou não comprá-lo. Porém, nem sempre os clientes estão dispostos a perguntar, inclusive em uma feira. Então, é interessante apresentar uma tabela de preços.

Deixe todos os itens etiquetados com os valores e use elementos divertidos para dar um toque único de destaque. Pequenas plaquinhas e acessórios ajudam a estabelecer o valor de forma clara, o que oferece mais autonomia para quem vê.

Também é essencial que a equipe tenha à disposição uma tabela com todos os valores do que está em exposição. Assim, se restar alguma dúvida, fica fácil apresentar o preço sem complicações.

6. Tenha produtos prontos para venda

Um dos objetivos de expor produtos em feiras é conseguir realizar a sua venda, certo? Portanto, é indispensável que você conte com alguns elementos à pronta-entrega. Afinal, nada pior do que alguém ver um item, desejar fazer a compra e ter que levar o único do mostruário.

Além dos que for exibir, separe um espaço para aqueles voltados para a venda. Garanta que eles estejam prontos, etiquetados e embalados. Quando um participante manifestar o interesse na compra, basta concluir a negociação de forma rápida, eficiente e que garanta a total qualidade.

7. Conte com um catálogo

Como foi dito no começo do post, não dá para levar todos os itens de uma só vez para uma feira. Porém, pode acontecer de um cliente ter interesse em um produto complementar que não está em exposição por qualquer motivo que seja.

Como perder venda não é uma possibilidade, é recomendado ter o apoio de um catálogo. Nesse elemento, devem estar as melhores fotos de todos os produtos, suas referências e valores. Permita que os consumidores em potencial folheiem as páginas em busca de novas aquisições.

Esse é um ótimo jeito de apresentar todo o portfólio sem comprometer a organização do display e sem desperdiçar vendas. Além de tudo, é uma forma de demonstrar a habilidade em atender à maioria das necessidades dos consumidores.

Como você pode perceber, para expor produtos em feiras do jeito certo, essas dicas são essenciais. Assim, você consegue criar um visual de impacto, aumentar as chances de vendas e favorecer o sucesso da participação da empresa nesse tipo de evento!

E aí, gostou do conteúdo do post? Tem algum outro truque para fazer uma bela exposição ou ficou com alguma dúvida? Use o espaço dos comentários e participe da conversa!