8 bons motivos para fazer transmissão ao vivo em evento

A transmissão ao vivo em evento é um verdadeiro divisor de águas na relação com o público. De fato, diante da popularização das redes sociais, o conteúdo em live streaming pode ser feito por qualquer plataforma que ofereça o recurso e tenha um bom potencial de compartilhamento. 

O grande segredo está em apostar em um planejamento de comunicação eficiente para criar um relacionamento de confiança e aumentar o engajamento. Dentro desse contexto, todas as estratégias de divulgação ganham um longo alcance por trabalhar conforme as preferências dos seguidores. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 8 motivos para fazer a transmissão ao vivo do evento, acompanhe!

1. Expande o alcance de forma considerável 

Hoje em dia, não é segredo para ninguém que um negócio que está fora do universo digital perde espaço no mercado. Isso porque, certamente, a concorrência já deve ter percebido que a melhor forma de impactar o público envolve produzir conteúdo ao vivo e investir em redes sociais. Assim, as transmissões de evento conseguem expandir o alcance da audiência significativamente. 

A grande vantagem, em uma situação como essa, está em conquistar o público muito além do perfil traçado inicialmente. Por exemplo, quando um usuário online compartilha sobre o projeto, os seus amigos digitais podem se interessar pelo assunto e agregar valor a experiência final com comentários ou outros tipos de interações. 

2. Aumenta o engajamento

Os números de engajamento com as transmissões ao vivo costumam ser dez vez maiores do que apenas colocar um vídeo gravado nas redes sociais. Ao optar por usar o streaming como recurso de marketing, o público tende a se interessar pelo conteúdo pela possibilidade de participar do que está acontecendo e ser visto por outros usuários.

Para a empresa que organiza o evento, na prática, as vantagens é a criação de um relacionamento de confiança de maneira rápida e com baixos custos de investimento. Claro que será necessário ter equipamentos eletrônicos capazes de transmitir a ação sem perder a qualidade. No entanto, esses gastos são considerados verdadeiros investimentos, pois a possibilidade de retorno de lucros crescem expressivamente.  

3. Gera leads para conversão 

Captar leads não é uma tarefa nada fácil atualmente, não é mesmo. Isso porque muitas pessoas simplesmente deixam de abrir e-mails quando estão com foco nas redes sociais. Dessa forma, priorizar as transmissões de eventos online faz muita diferença quando o objetivo envolve aumentar as vendas de um negócio ou oferecer um serviço específico. 

Ao se interessar pelo conteúdo oferecido, normalmente, os seguidores tendem a fornecer informações importantes para qualificá-las em relação ao setor responsável pelo relacionamento com os clientes. Outro destaque interessante é que todo esse universo de contatos pode ser usado para o envio de newsletter e promoções segmentadas.   

4. Oferece visibilidade ao evento

Por mais que o time de marketing se esforce para criar estratégias inovadoras de divulgação, a visibilidade de um evento depende muito de seu apelo online. Sendo assim, oferecer o recurso de stream já torna, automaticamente, o conteúdo mais interessante pelo acesso democrático. 

Pense bem, em uma sala presencial, a sua empresa conseguiria reunir 400 convidados. No entanto no universo digital, esse número de audiência pode ser duplicado facilmente apenas se colocando de forma certa diante das pessoas que se interessam pelo segmento da programação, atrações selecionadas e material complementar.  

5. Reduz os custos com divulgação

Quem trabalha com eventos sabe que os meios tradicionais de divulgação envolvem uma logística complicada, de alto custos e, muitas vezes, ineficiente. Com as portas abertas da Internet, montar um plano de abordagem mais agressiva se mostra como maneira de impactar o público e aumentar o retorno positivo apenas investindo em interatividade. 

Quando uma marca se envolve verdadeiramente no projeto das mídias sociais é preciso montar um cronograma de postagens diárias, estudar sobre o perfil dos seguidores e traças metas que tragam resultados positivos em longo prazo.

O diferencial está em escolher um profissional experiente para responder todas as dúvidas enquanto gerencia o conteúdo público. Só assim será possível aumentar os compartilhamentos e ter uma audiência grande durante o grande dia.  

6. Promove credibilidade em tempo real

Uma transmissão online é como um programa ao vivo. Nada pode ser editado e cada recado do público aparece nas plataformas digitais de imediato. Ou seja, se a empresa aposta em live streaming mostra que está bastante preparada para encarar a audiência de frente. Isso representa um fator determinante no aumento da credibilidade em relação ao assunto abordado. 

Além disso, mostra também a preocupação em estar em dia com a tecnologia sem deixar de lado a importância da experiência do cliente. Tudo isso representa um conceito bastante positivo que desperta a curiosidade sobre a temática abordada na programação. Em consequência disso, os participantes, tanto presenciais quanto virtuais, tendem a sentir mais confiantes em concretizar uma compra ou um serviço.  

7. Promoções e descontos 

Uma das melhores maneiras para se aproximar do público online é investir em promoções e descontos. Você pode montar uma gincana que exija que o participante acompanhe o evento online para aprimorar gincanas, como premiar quem acertar algo ou enviar a primeira pergunta.

Outra proposta que costuma ter efeitos positivos envolve oferecer descontos expressivos na contratação de serviços para quem acompanhar o live streaming. O mais importante é conhecer bem os interesses e necessidades dos participantes para criar propostas que despertem o engajamento de forma diferenciada. No entanto, lembre-se que o sucesso está em fazer tudo de maneira transparente que reforce a credibilidade da empresa. 

8. Facilidade de comunicação 

Mesmo que a equipe envolvida não tenha muitas facilidades com tecnologia, a transmissão online pode ser feita de maneira bastante intuitiva. O motivo é que basta ter um computador, uma câmera conectada e um bom sinal de Internet. Obviamente que isso está no nível básico, porém, já pode ser acompanhado pelo público com qualidade. 

O processo de live realizado por plataformas profissionais também se apresenta com recursos intuitivos que facilitam e muito a vida dos responsáveis pela interação. Em casos de transmissões responsivas, tudo se torna ainda mais fácil, já que com apenas um link o conteúdo pode ser acessado rapidamente. 

Pronto! Agora você já sabe como fazer transmissão ao vivo em evento. Tenha em mente que para fazer um projeto de sucesso torna-se indispensável ficar de olho em toda a estrutura técnica da live streaming.

Avalie os pontos importantes, como qualidade do áudio, imagem, conexão e usabilidade. Só assim será possível oferecer a melhor experiência ao cliente com foco em resultados.

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