O sucesso de uma exposição em feira está diretamente ligado ao planejamento realizado antes mesmo da montagem do estande. Isso significa que tudo deve ser planejado: os materiais que compõem o ambiente, os cartões de visita, os panfletos que serão distribuídos e, porque não, o buffet para feiras.
Atingir o público-alvo de uma marca exige estratégia e, por isso, o ideal é garantir que o seu estande se destaque. Aqui, você pode encontrar dicas muito bacanas sobre um item que sempre atrai os visitantes: o buffet!
Além dos cuidados com a aparência e conforto de seu stand, é preciso escolher bem a comida que será servida. Isso porque, quando o cardápio agrada ao público, há uma associação da marca à emoções positivas, facilitando a concretização de bons negócios.
Com tanta importância, este post foi elaborado para auxiliar gestores e empreendedores a montarem o buffet para feiras ideal para o seu público. Continue lendo e aprenda o que fazer nesta situação de uma vez por todas!
Por que dar valor aos detalhes na elaboração do projeto do estande?
Imagine chegar a um evento de noivas para escolher fornecedores para seu casamento. Ao pôr os pés no pátio de exposições, um som alto e agradável invade todo o local, tocado por uma banda que, veja só, está disponível exatamente para eventos deste porte. Você iria logo ao estande deles conferir o que mais eles tem a oferecer, não é?
A realidade das feiras de negócios funciona exatamente assim: diversas marcas disputam a atenção de um público que já está em busca de algo que empresas daquele segmento podem oferecer.
Tem melhores resultados, assim, quem cria estandes mais atrativos, oferece experiências marcantes e passa sua mensagem ao visitante: a de que a sua solução é superior às demais e que seu produto ou serviço possui maior valor agregado.
Quanto maior o poder de atração do estande, maior o número de visitantes e, consequentemente, maiores as oportunidades de negócio criadas. Por este motivo, planejar bem como funcionará o estande durante os dias do evento, é essencial para quem busca fazer um investimento com chances mais altas de retorno.
Quando oferecer um buffet para os visitantes?
Para além de criar um visual impecável para o estande, a empresa deve sempre encantar o visitante e fazer com que queira conhecer mais sobre seu negócio, estreitando o relacionamento com a sua marca — e nada melhor para fazê-lo ter uma experiência acima da média que oferecer petiscos e aperitivos.
Qualquer empresa pode oferecer em seu estande um buffet para os visitantes, desde que o cardápio seja pensado de acordo com o paladar do público-alvo e suas necessidades.
Neste sentido, é vantajoso para o negócio oferecer um buffet quando a empresa pretende oferecer uma experiência mais completa ao visitante e não tem problemas com a quantidade de pessoas em seu estande: em feiras de vendas, técnicas ou voltadas para o varejo, por exemplo, você pode acabar lotando o seu estande com o buffet e pode espantar uma boa gama de clientes/visitantes.
Naquela mesma feira de noivas citada anteriormente, por exemplo, o negócio poderia disponibilizar petiscos que seriam servidos no evento e, assim, ganhar os casais pela boca. Já em feiras de beleza, é possível apostar em aperitivos mais caprichados, atraindo e matando a fome do cliente.
O que pode fazer parte do cardápio do estande?
Afinal, o que servir em uma feira? É sempre indicado apostar em alimentos leves, já que eles agradam a maior parte dos visitantes e não causam indigestão. Por isso, quem deseja se destacar deve evitar petiscos gordurosos e que possam sujar muito as mãos e os dentes (ninguém quer andar por aí com a boca suja, certo?).
Uma dica interessante é servir salgados, biscoitos assados, frutas e mini sanduíches, já que eles normalmente têm grande aceitação. Ou seja, não é aconselhável servir pratos muito elaborados — exceto se a empresa pretende, justamente, divulgar seus serviços no ramo de gastronomia.
Além disso, tudo deve favorecer o cardápio! A mesa deve ser montada de modo a chamar a atenção para os aperitivos, mantendo itens como garfos, pratos e copos descartáveis bem a mostra.
As bebidas também devem estar de acordo com a mensagem que a empresa deseja passar e com as necessidades de seu público-alvo. Quer passar uma imagem séria e alinhada? Invista em descartáveis personalizados e com um tom sóbrio para as bebidas. A empresa é mais despreocupada e quer passar uma mensagem divertida? Então deve investir em utensílios coloridos e com layout descolados.
Servir água, suco e refrigerante para que os visitantes se refresquem é sempre uma boa pedida, mas se a empresa pretende fechar negócios que envolvam comemorações, é possível que oferecer vale-drinks ou espumante para ganhar de vez o coração do seu público.
Como montar o buffet para feiras ideal para o seu público?
Depois de compreender a importância de um buffet para feiras bem planejado, é hora de aprender a fazer isso em seu negócio. Confira algumas dicas imperdíveis!
Estude bem as necessidades do seu público
Antes de decidir o que será servido, os gestores devem conhecer as preferências de seus visitantes ideais e entender o que agradaria ao seu paladar e como ele irá interagir com o espaço.
Em se tratando de visitas curtas, por exemplo, aperitivos simples são mais indicados, ao passo que pratos para degustação são os mais indicados para visitas um pouco mais longas.
Seja criativo
Criatividade não pode faltar! O menu oferecido, por si só, deve ser capaz de atrair a atenção do visitante e fazer com que ele ouça tudo o que os representantes da marca na feira têm a dizer. Abusar da criatividade na elaboração do menu e na apresentação da comida é fundamental para quem quer ter sucesso com sua estratégia.
Invista na apresentação
Investir na apresentação do buffet é uma excelente maneira de enriquecer a decoração do seu estande, afinal, quem não se sente atraído por uma bela mesa de aperitivos? Ao longo do dia, certifique-se de que as bandejas estejam sempre cheias e bem organizadas, para que continuem convidativas.
Escolha bem os fornecedores
Para criar o cardápio ideal para seu público, é muito importante garantir que os fornecedores sejam capazes de atender às demandas e oferecer um serviço de qualidade.
O parceiro escolhido precisa oferecer suporte desde a confecção do cardápio até o fim da feira. Aliás, ele deve estar disponível para solucionar imprevistos rapidamente, afinal, nunca se sabe quando algo completamente fora dos planos pode atrapalhar a sua exposição.
Esteja atento aos detalhes
O buffet é ótimo investimento para as empresas que participam de ferias. Mas é preciso dizer que a estratégia não depende apenas de um menu interessante para o público e uma boa apresentação. O cuidado com detalhes, como louças limpas e deixar palitos, guardanapos e talheres sempre disponíveis, não pode ser ignorado!.
Concluindo o post, pode-se afirmar que o buffet para feiras ideal é aquele que atende ao perfil do público que visita o stande e, claro, está de acordo com a empresa. Em muitos casos, oferecer uma boa comida é uma ótima estratégia para atrair pessoas para conhecer os produtos e serviços que o negócio expõe, mas você deve estar preparado para isso!
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