Geralmente organizadas em torno de um objetivo comercial direto, as feiras de negócios concentram empresas e marcas prontas para mostrar ao público seus produtos, com o objetivo de iniciar um processo de conversão de venda.
A situação pode trazer bons resultados, mas, para isso, é preciso saber se destacar. Além de apostar em um produto atrativo, treinar a equipe de vendas e oferecer ao público um atendimento otimizado, também é preciso investir na estética do stand.
Este artigo apresenta algumas características do stand interativo e explica por que a opção pode ajudar empresas a encontrar a personalização desejada. Confira!
O que é um stand interativo?
Como o próprio nome diz, o stand interativo é aquele que, de alguma forma, conduz o público visitante a obter algum tipo de interação com o local.
Tal comunicação entre visitante e stand pode ocorrer por meio da exibição de um vídeo em um painel, disponibilização de totens e telas para uso do público, projeções, intervenções despojadas, como cabines de foto, maquetes e brindes personalizados, entre outros.
A boa execução de um espaço interativo, no entanto, exige total alinhamento entre as empresas e fornecedores, estudo de tendências, elaboração de um cuidadoso projeto, além da atenção no momento da montagem.
Por que investir em um stand interativo?
Trabalhar com um ambiente que estimule a interatividade traz algumas vantagens às marcas, como as listadas a seguir.
Diferenciação da concorrência
Em um ambiente multifacetado como uma exposição, é imprescindível colocar a diferenciação em primeiro lugar.
Para obter sucesso na estratégia de venda, é preciso, antes de qualquer coisa, encontrar meios de atrair e reter o público-alvo. Com um expositor interativo, chamar a atenção de potenciais clientes fica mais fácil, uma vez que muitas empresas concorrentes ainda optam pela montagem tradicional, sem muitos recursos diferenciados, por razões relacionadas à tradição ou preço.
Engajamento do público
De acordo com matéria publicada pela Revista Exame, pode-se afirmar que cerca de 80% das decisões de compra ocorrem durante o contato do consumidor com o produto no ponto de venda.
Essa informação diz muito sobre a importância do engajamento do público com a marca e o quão relevantes as experiências precisam ser para se tornarem capazes de transformar visitantes em clientes.
Investir em ações que gerem um apego emocional ou divertido à marca é uma maneira eficaz de ligar o potencial consumidor ao produto oferecido, de forma leve e duradoura.
Autoridade para a marca
Oferecer uma experiência agradável de visitação ao espaço pode dizer muito mais ao cliente do que se imagina.
Uma estética visualmente interessante, casada com ações interativas e únicas, confere às marcas um status de autoridade e reconhecimento, no momento em que as informações sobre o produto ou serviço oferecido chegam ao público-alvo, de maneira fluida e personalizada.
Por onde começar?
Algumas dicas são essenciais para empresas que desejam investir em um stand interativo para feiras e eventos de negócios. Seguindo o passo a passo abaixo, é possível criar uma estratégia inteligente e capaz de trazer excelentes resultados para as marcas:
- estudar o espaço disponível para o stand na feira;
- avaliar tendências e buscar inspirações em grandes eventos do segmento;
- explorar materiais alternativos e de fácil montagem e desmontagem;
- aproveitar a área da melhor forma possível, buscando equilíbrio entre um projeto moderno e funcional;
- elaborar ações adicionais com o público, potencializando a experiência de contato com a empresa.
Empresas que apostam em stands interativos saem na frente na hora de causar uma boa impressão e marcar a memória de potenciais clientes e parceiros.
Agora que você já conhece alguns dos diferenciais do stand interativo, que tal conferir 5 dicas para montar um espaço perfeito em feiras e exposições?