Não é nenhuma novidade que o mercado de eventos tem se expandido cada vez mais em nosso país: só no ano de 2017, o segmento movimentou mais de 209 bilhões de reais no Brasil, sendo que 58% dessa fatia diz respeito exclusivamente às feiras.
Uma vez que esse tipo de evento acabou se tornando um investimento tão importante, é apenas natural que a maioria das empresas opte por utilizar a estratégia, abusando da criatividade para fazer com que seu negócio se sobressaia em meio a tantos outros.
Mas, em um mercado tão competitivo, como decorar um estande para feiras e torná-lo mais atrativo para o público? É possível criar uma estética que agrade a um maior número de pessoas e, ao mesmo tempo, auxilie a marca a vender mais? E, afinal, vale a pena contar com o auxílio de uma empresa especializada para tanto?
Se você ainda tem dúvidas como essas, este post foi feito para você! Entenda o que pode ser feito em se tratando de decoração de estande para feiras e saiba como destacar o seu negócio e fazer valer o investimento.
Um estande chamativo ajuda nos negócios
As feiras geralmente reúnem um grande número de empresas que fazem parte de um mesmo segmento, atraindo um público-alvo que já busca algo que aquele espaço tem para oferecer e que fechará negócio com a companhia que seja capaz de reunir o maior número de benefícios possíveis para ele.
Quem investe em um estande chamativo que se destaca dos demais já sai na frente da concorrência ao participar de qualquer tipo de feira ou exposição: um layout que vá ao encontro da identidade da marca e que disponha de recursos visuais marcantes já pode ser suficiente para fazer com que quem passa por ali opte por verificar um estande e não outro que não seja tão atrativo.
Isso porque a participação em eventos desse tipo exige que a marca transmita sua mensagem de maneira rápida, clara e objetiva, de forma que ela possa se sobressair na mente do cliente em potencial ou do parceiro — e nada melhor para isso do que começar a influenciar a decisão de compra o quanto antes.
Algumas dicas importantes para decorar o seu estande
A seguir, vamos dar a você 7 dicas essenciais de decoração. Acompanhe!
1. Use cores condizentes com o negócio
Não raro, os clientes em potencial têm o primeiro contato com a empresa por meio do estande. Por isso, é importante que você crie um ambiente que esteja de acordo com a identidade da marca: ao lançar o primeiro olhar, o cliente ou o parceiro em potencial devem entender sua proposta.
Para tanto, é importante que a decoração do estande seja feita tendo como base cores condizentes com o negócio. Afinal, de nada adianta utilizar composições modernas que agradam o olhar se elas nada têm a ver com a cara da companhia. O ideal é que elas sejam escolhidas tendo em vista o segmento da instituição e sua identidade visual.
2. Utilize recursos visuais
Grande parte do poder de atração de uma marca diz respeito a como ela é vista. Se o objetivo da companhia com a participação em uma feira ou exposição for atrair o público, será obviamente necessário utilizar recursos visuais chamativos para tanto.
Em um ambiente em que os concorrentes estão em todos os lados, apostar no básico pode não ser suficiente. Busque inovar e ser criativo, preferencialmente procurando companhias que possam ajudar você a criar um estande diferente dos demais.
3. Use produtos impressos de qualidade
Uma vez que o visual é um dos itens mais importantes do estande, será preciso contar com impressos de qualidade para reforçar para o cliente em potencial que a sua marca é superior às demais.
O material escolhido deve ter bom tamanho, corte e impressão para causar um impacto positivo e garantir que a instituição tenha uma boa participação no evento.
4. Coloque banners plastificados
Especialmente para orçamentos menos generosos, investir em banners plastificados de qualidade é uma boa pedida, já que eles são práticos de anexar na estrutura e podem dar uma cara diferente ao estande.
Se possível, invista na personalização dos banners, já que assim você poderá colocar seu logotipo em destaque e dar um tom mais pessoal ao lugar. Você também pode utilizá-los como guarda-corpo para delimitar espaços e organizar melhor o ambiente.
5. Use adesivos
Os adesivos são itens também mais acessíveis que podem mudar por completo a visão do público em relação ao estande. O baixo custo de produção permite que a marca personalize-os como desejar e crie modelos com materiais e efeitos diferenciados.
Você pode pensar em adesivar paredes e itens de decoração de maneira criativa, distribuir os adesivos como brindes ou mesmo pensar em uma ação que envolva painéis que os utilizem, por exemplo.
6. Posicione totens
Os totens são um dos itens de decoração para estandes mais populares do momento: um totem bem posicionado pode chamar a atenção dos passantes e fazer com que os clientes em potencial se interessem pelo produto ou serviço oferecido, especialmente quando ele oferece algum tipo de interação multimídia.
Como os estandes costumam contar com, pelo menos, um pouco de padronização, utilizar totens é uma boa maneira de aproveitar o espaço e criar formas que diferenciem a marca e atraiam a atenção do público.
7. Invista em letreiros com backlight
Especialmente em feiras de maior porte que têm pavilhões menos iluminados, os letreiros com backlight são uma excelente forma de se destacar e permitir que o público identifique mais rapidamente o seu negócio em meio aos concorrentes.
O letreiro deve ser personalizado para que represente a marca e deve ser feito com produtos de qualidade. Embora seu custo de produção possa ser um pouco mais elevado, ele pode ser reaproveitado e utilizado em outras oportunidades.
A importância de contar com o auxílio de uma empresa especializada
Todos os detalhes de um estande devem ser planejados com antecedência e atenção para que tudo saia corretamente enquanto o evento durar. O design e os materiais utilizados devem fazer parte de um plano de ação completo que, uma vez efetivado, deverá cumprir a missão de transmitir ao público uma mensagem da marca.
E nada melhor para cumprir com a tarefa adequadamente do que contar com a experiência de profissionais que já atuam no ramo: uma empresa especializada pode trazer um olhar treinado e saber exatamente no que a marca deve investir para se destacar no evento e alcançar os resultados esperados.
Para escolher uma boa companhia parceira, não se esqueça de pesquisar, questionar clientes antigos e visualizar portfólios. Dessa forma, você contará com uma boa assistência durante todo o evento e poderá alavancar as vendas da sua instituição.
Agora que você já sabe como destacar o seu negócio com uma boa decoração de estande para feiras, que tal entrar em contato conosco e saber o que nossos profissionais podem fazer pela sua marca?