Ao participar de eventos de médio e grande porte, como congressos e feiras, é importante ter em mente o por que o design do estande importa tanto. Afinal, ele é um dos maiores atrativos para sua audiência, sendo uma peça fundamental para atrair clientes, se comunicar e divulgar a proposta da sua marca.
Entretanto, pensar em algo que atraia a atenção de diferentes públicos de forma positiva não é uma tarefa tão fácil. É preciso definir muito bem alguns pontos estratégicos para criar algo inovador e que seja atraente para as pessoas que você realmente deseja atingir de modo a obter um retorno satisfatório.
A fim de deixar esse processo um pouco mais simples, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura para conferir!
Entenda a importância do design do estande
O design do estande é sua porta de entrada para o público, é de suma importância que ele seja capaz de prender a atenção logo de início, despertando a curiosidade dos visitantes e instigando-os a conhecer mais sobre suas soluções.
Para isso, esteja atento às opções disponíveis no mercado, como o stand básico, especial, misto, cenográfico, com mezanino e em container, sendo esses os principais tipos de estande que costumam-se encontrar. Avalie qual opção mais se adéqua a sua proposta e orçamento disponível e explore da melhor forma possível, aproveitando cada centímetro do espaço de modo estratégico.
Pense no perfil e proposta da empresa
Sempre que você for montar algo que represente a sua marca ou empresa em um evento de médio e grande porte, é preciso ter em mente que o perfil do seu negócio deve estar bem claro no projeto. Não adianta, por exemplo, criar um lindo e divertido stand para um evento, se o seu negócio trata de assuntos mais sérios, ou até mesmo buscar uma proposta ecológica quando sua empresa não possui nenhum programa sustentável.
Por isso, antes de iniciar o planejamento de design para um stand atrativo, converse com seu time de marketing — ou com o profissional responsável pela sua marca — e defina as principais características da sua empresa que você quer representar no evento. Leve em consideração fatores como as cores, formas e elementos que remetem a sua identidade para expor no stand.
Use a tecnologia a seu favor
Não é nenhuma novidade que a tecnologia existe para facilitar nossas vidas e tornar diversas atividades mais simples, certo? Então por que não usá-la ao nosso favor para atrair a atenção dos visitantes?
A tecnologia pode ser aplicada de diversas maneiras, cabe a você saber explorar da melhor forma: painéis de LED integrados ao estande, tecnologia de realidade virtual, projeção 3D de produtos e muito mais!
Realize uma vasta pesquisa reunindo tudo o que há de mais tecnológico no mercado e veja uma forma de adaptar às suas condições e orçamento disponível. O mais importante é conseguir proporcionar uma experiência inesquecível aos presentes no evento de modo que eles lembrem da sua marca sempre de forma positiva e tenham curiosidade em conhecer mais do que você tem a oferecer.
Explore as últimas tendências
Com um mercado cada vez mais concorrido, é de suma importância saber identificar e aproveitar as possibilidades oferecidas para atingir o tão sonhado diferencial competitivo. Normalmente, os eventos são usados como meio de apresentar as novidades para um determinado público, então é essencial que você esteja por dentro das principais informações do mercado.
Se você deseja obter destaque nos eventos, é importante que esteja atento às últimas tendências e que saiba aplicá-las de modo estratégico em seu stand. Dessa forma a chance de ser notado é muito maior, tendo em vista que o público é atraído, principalmente, por novidades e criatividade.
Invista em interatividade
Uma grande ferramenta estratégica para captar a atenção do público em stands é apostar em interatividade com os visitantes para que eles escolham você em meio a tantas opções. Essa interatividade pode ser oferecida de forma simples, como a distribuição de brindes criativos, ou por meio de opções mais elaboradas, como jogos, sorteios, concursos, entre outros.
Com um expositor interativo, chamar a atenção de potenciais clientes fica muito mais fácil, ainda mais que muitas empresas concorrentes ainda optam pela montagem tradicional, sem muitos recursos diferenciados, por razões relacionadas basicamente à tradição ou preço.
O mais importante é saber avaliar qual a opção que mais se encaixa com o perfil da sua empresa, orçamento disponível e proposta que você quer apresentar ao público-alvo.
Busque referências
Procure saber o que as outras empresas estão oferecendo, busque referências nas pioneiras do mercado e até mesmo entre seus concorrentes. Dessa forma será mais fácil identificar pontos que você precisa investir mais e outros que estão sendo utilizados de maneira positiva, além de servir como fonte de inspiração para ideias futuras.
Tome nota sempre que ver algo que possa resultar em boas ideias, isso é essencial para construir algo único e totalmente diferente. Busque saber qual foi a experiência dos visitantes e leve-as em consideração em eventos futuros. A opinião deles é de suma importância e podem contribuir para excelentes possibilidades.
Contrate especialistas na montagem
É comum se deparar com diversos tipos de dificuldades relacionadas a montagem de stands atrativos que sejam capazes de traduzir a essência da sua marca, principalmente quando a empresa não tem muita experiência em eventos. Por isso, uma boa alternativa é contar com profissionais capacitados e especialistas no assunto que sejam capazes de ajudar sua empresa na conquista de um ótimo resultado.
Pesquise com outros participantes da feira e até mesmo com empresas parceiras a fim de saber quais foram as empresas que eles contrataram e faça orçamentos. Lembre-se sempre, também, de basear sua escolha nas opções que você se identifica mais e que vai traduzir a sua ideia em um stand atrativo para o seu público. E quando você fizer sua escolha, lembre-se sempre de solicitar referências da montadora escolhida.
Como você pôde perceber ao longo da leitura, o estande desempenha um papel fundamental nos eventos e deve ser minuciosamente planejado e montado. Por isso é tão importante poder contar com profissionais capacitados para cuidar desses detalhes, de modo que você possa se dedicar a outros pontos importantes do evento.
Agora que você sabe o por que o design do estande importa tanto, conheça em nosso site as soluções que temos para sua empresa!