Feiras e eventos de negócios são ótimas oportunidades para gerar leads e conquistar novos clientes. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dificuldade em compreender o alcance desse tipo de atividade e a importância para o crescimento da maior parte dos empreendimentos de hoje em dia. Sem ter a real dimensão daqueles recursos, muita gente deixa de investir nesse tipo de estratégia, o que acaba sendo um grande erro.
Para ajudar você na geração de leads em eventos, reunimos aqui 5 ideias fantásticas que vão trazer ainda mais aproximação de seus clientes em potencial. Continue lendo e aproveite!
1. Apresente um conteúdo relevante
Ter um bom material para apresentar é fundamental na geração de leads em eventos. Não adianta elaborar um estande fantástico se não houver um conteúdo relevante para desenvolver nele.
A estrutura, por si só, não garante a atenção do público. O que vai definir se aquelas pessoas terão interesse em se cadastrar para receber futuras informações é justamente o diferencial da proposta.
2. Aposte em influenciadores digitais para garantir a geração de leads em eventos
Investir na presença de influenciadores que tenham relação com os empreendimentos é uma estratégia muito eficiente. Como eles já têm a atenção do público, sua presença faz com que os fãs ou quem gosta de seu trabalho compareçam aos estandes e deem atenção ao que está sendo mostrado. Afinal, o ser humano é extremamente associativo.
Se o público dá credibilidade àquilo que o influenciador está dizendo, há uma forte probabilidade de transferir esse sentimento ou impressão positiva ao seu produto. Além disso, uma simples publicação na rede social que confirme a presença do influencer no local já é uma tremenda publicidade.
3. Utilize canais variados
A internet é um campo ilimitado para a divulgação de trabalhos e geração de leads. Por isso, não deixe de explorar todos os canais disponíveis. A maioria das pessoas tem, pelo menos, uma rede social. Portanto, é importante que a divulgação do evento seja feita naquelas em que você acha que sua audiência estará.
Os blogs e outras plataformas online também são excepcionais para aumentar a adesão do público e potencializar a geração de leads em eventos. Além da divulgação, não deixe de publicar fotos de tudo o que for realizado no dia. Essa atitude aumentará o engajamento.
4. Procure bons parceiros
As parcerias são uma boa maneira de oferecer mais benefícios a quem vai ao evento, sem precisar arcar com todo o trabalho e as despesas. Quando é estabelecida uma relação de ajuda mútua com outra empresa, é possível alcançar um número muito maior de pessoas e oferecer um ótimo diferencial.
Um estande de roupas de academia pode se beneficiar muito ao servir guloseimas fitness de uma empresa especializada em alimentação saudável, por exemplo. Assim como um serviço de nutrição pode trabalhar em parceria com uma academia. E porque não unir tudo isso e ter os clientes de todas as empresas visitando seus estandes? São muitas as possibilidades, procure explorá-las.
5. Realize um evento antes do principal
Um webinário (palestra ou seminário via internet) ou uma live no Instagram são ótimas ideias para gerar interesse para o evento principal. Não é necessário que seja nada muito complexo. Fale sobre um produto ou tema relacionado à marca, algo que desperte a curiosidade do público desejado, ou convide um especialista ou influencer para dar opiniões.
Esse tipo de ação aproxima as pessoas e gera curiosidade para saber mais a respeito. Faça uma pequena prévia sobre o que acontecerá no evento e convide as pessoas a se aprofundarem melhor no tema ou experimentarem o produto ao visitar seu estande. Depois, você pode aproveitar a oportunidade para gerar leads ao questionar os participantes sobre suas impressões.
Existem muitas formas de realizar a geração de leads em eventos. Capriche no conteúdo, estabeleça parcerias, procure criar engajamento com a presença de pessoas importantes na área a partir da divulgação em todos os meios possíveis, tanto virtuais quanto físicos. Então não deixe de trabalhar os dados recebidos para facilitar a finalização das vendas.
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