Afinal, quais são as etapas do lançamento de produto em evento?

Participar de feiras, congressos, workshops, simpósios e demais eventos é fundamental para propagar a sua marca no mercado. Contudo, para se tornar mais competitivo e atingir o seu objetivo é fundamental saber como fazer o lançamento de produto em evento.

Considerando que um evento é a melhor escolha para lançar uma inovação (já que as pessoas estão em um ambiente de confraternização e novos negócios), é essencial que você saiba como realizar esse processo com maestria. Afinal, se não houver um bom planejamento e divulgação, as chances das pessoas não passarem no seu estande são enormes!

Por isso, questionamos: você quer saber como montar o lançamento de um novo produto? Venha conosco que ensinaremos um pouco sobre todas as etapas!

Monte a estratégia para o lançamento

O primeiro passo para que o lançamento de produto em evento seja um sucesso é mapear a estratégia para o lançamento. Para isso, rabisque informações como:

  • quais são os objetivos do lançamento;
  • quem você considera importante estar presente;
  • qual é o orçamento máximo;
  • quais são os fornecedores que podem ser parceiros;
  • quem pode ser patrocinador da sua marca;
  • qual será a equipe de trabalho;
  • como será a logística.

Depois disso, monte um cronograma detalhado de tudo o que você precisa fazer. Para isso, crie uma planilha (pode ser no Excel ou no Google Docs) para acompanhar as ações do evento — assim você não corre o risco de deixar passar alguma estratégia importante.

Divulgue o evento

A divulgação é um dos maiores segredos para que o seu estande fique sempre cheio! Por isso, crie um planejamento de divulgação envolvendo o mundo online e offline.

Para isso, invista em uma boa assessoria de imprensa para enviar release aos principais meios de comunicação da sua cidade (e também para públicos de interesse, tais como revistas, blogs e digital influencers).

Também é essencial contar com um social media para criar um bom planejamento de mídias sociais. Assim, a sua marca fica sempre em evidência na mente dos seus consumidores e prospects.

Atribua valor ao produto

De nada vai adiantar fazer um ótimo lançamento se o seu produto for ruim! Por isso, antes mesmo de fazer o lançamento, invista em pesquisas de satisfação para conhecer o que o público pensa e espera do seu novo produto.

É fundamental que seja algo inovador e que proporcione uma boa experiência para os clientes. Lembre-se de que se você quer conquistar o mercado, inovação e criatividade precisam andar sempre juntas nas suas estratégias.

Saiba como o produto será apresentado

Ao pensar em como fazer o lançamento de produto em evento você precisa responder as seguintes perguntas: o meu produto será apresentado de qual maneira? Como impactar os consumidores já no primeiro olhar?

Isso porque, avaliando a concorrência, o público e as estratégias de marketing, você precisa inovar sempre! Saiba que apenas colocar o produto em cima de uma mesa com um pano está ultrapassado.

Que tal contar com o apoio da tecnologia e criar um vídeo mapping exclusivo para o lançamento do seu produto? Assim, você desperta a curiosidade de todas as pessoas que estão passando no corredor, atraindo clientes no momento certo.

Tenha um preço estipulado

Ao fazer o lançamento de produto em evento, é fundamental que você tenha preços bem estipulados e que os vendedores saibam tudo sobre ele. Isso porque as pessoas farão perguntas e elas querem saber o quanto precisam pagar para ter aquele produto.

Sendo assim, ter um bom time comercial que saiba negociar e fechar negócios é fundamental. Ah! Lembre-se de ter uma boa carta na manga, como descontos imperdíveis e também brindes inovadores para quem adquirir o produto naquele momento.

Escolha um espaço adequado

Escolher um bom espaço para a montagem do seu estande é fundamental. Claro que sabemos que os espaços com menos circulação de pessoas são mais acessíveis financeiramente, contudo, não economize para ter um bom espaço.

Analise com calma todo o mapa do evento e faça simulações na sua loja, comparando os tamanhos dos estandes e fazendo um fluxo com a entrada e saída de pessoas. Assim, você escolhe o espaço adequado para fazer uma boa divulgação e, consequentemente, garantir ótimas oportunidades de negócio.

Tenha estratégias de marketing

Atualmente, você pode explorar diversos canais para se relacionar com o público. Veja algumas ideias:

  • blogpost: invista no marketing de conteúdo e crie blogpost no blog da sua empresa utilizando as regras SEO;
  • site: tenha um site responsivo, atualizado e com uma excelente experiência do usuário;
  • newsletter: crie pelo menos uma newsletter semanal para se relacionar com o seu público;
  • fluxo de automação: crie um e-book sobre um tema interessante e faça um bom fluxo de automação para nutrir o lead que chegou no seu site;
  • invista em campanhas pagas: não se esqueça de impulsionar as suas publicações nas redes sociais;
  • mídia offline: distribua panfletos, cartazes e outdoors em pontos estratégicos da sua cidade.

Não se esqueça de investir também no marketing do pós-evento, certo?

Tenha um estande surpreendente

Você não pode se conformar com o óbvio. Ao investir em um evento, tenha uma reserva financeira para criar um estande surpreendente, com um ótimo design: um excelente mobiliário, diversos painéis, uma iluminação diferenciada e muito mais.

Saiba que o visual do seu estande é um dos fatores determinantes de decisão do seu público (se o estande for chamativo, certamente, eles terão curiosidade em saber mais sobre a sua empresa).

Por isso, contrate uma empresa especializada em montagem de estande para dar ideias focadas diretamente no produto que você quer lançar. Assim, toda a identidade visual e estratégias de engajamento caminham juntas.

Todas as empresas que participam de feiras estão lá com objetivos definidos: promover o networking e conhecer as novidades no seu segmento. Por isso, organizações que estão expondo nesse tipo de evento precisam ficar atentas para proporcionar ao público uma experiência inovadora. Isso não é diferente quando você cria estratégias para fazer o lançamento de produto em evento.

Neste post, você conferiu quais são as etapas para fazer o lançamento de produto em evento. Gostou das nossas ideias? Então, que tal batermos um papo sobre inovação em estandes? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a arrasar nas feiras!