Como treinar sua equipe de Vendas para participar de uma Feira de Negócios

Um estande bonito, o melhor espaço, um buffet elegante não fazem o pacote de sucesso em eventos completo, uma ferramenta importantíssima é uma equipe de vendas capacitada. Sempre importante lembrar do esforço que é uma participação bem sucedida em feiras, tudo começa na análise das feiras, idealização do projeto, contratação de fornecedores, sem contar toda a logística que esse processo envolve, pensar em adicionar mais um item à essa lista pode parecer impossível.

Por isso trouxemos algumas dicas para ajudar nessa etapa tão importante:

Faça do treinamento algo recorrente

Existem muitas empresas que estão habituadas com um trabalho de treinamento mais longo, quatro horas num final de semana, por exemplo. Nesse momento é importante lembrarmos o quanto a internet tem modificados nossos hábitos, e considerar que quatro horas estão cada vez mais se tornando mais longas.

Invista num treinamento recorrente, mais curto, mais focado e que sempre leve motivação ao seu time. Além de você beneficiar sua equipe durante a rotina da sua empresa, ela já está com o treinamento em dia para qualquer evento!

Motive o seu time SEMPRE

Uma coisa de cada vez! Imagine que você se deu conta que tinham inúmeros fatores que estavam acontecendo de errado no seu processo de vendas, como resolver? Resolva com motivação! Ao invés de usar as extensões da ideia de “está errado”, experimente “encontramos uma solução melhor”.

Ao invés de rostos desanimados você provavelmente encontrará expressões revigoradas! Participar de uma feira de negócios não poderia ser combustível melhor, mostre ao seu time onde estão as melhores oportunidades, quais as abordagens com maior chance de sucesso.

Conheça seus concorrentes

Muitos encaram uma feira de negócios como uma vitrine de mercado, não fique despreparado, conheça seus concorrentes e tenha certeza que a sua equipe conheça-os também. Identifique quais soluções vocês podem oferecer melhor, quais os pontos fortes da sua empresa e invista nisso.

Colha e compartilhe os resultados

Métricas, métricas, métricas. Após uma feira não esqueça de colher e analisar os resultados, positivos ou negativos eles são um feedback completo se a participação no evento valeu a pena. Veja como foi o desempenho do seu time de vendas e proporcione esse feedback à eles, debater com sua equipe após a participação do evento pode também ser uma ótima receita para utilizar no próximo ano.

Tenha um material de treinamento visualmente confortável e acessível

Utilizar imagens intuitivas, textos com espaçamento equilibrados, fontes padronizadas, design convidativo, tudo isso deixa o seu material mais atraente. Some à isso uma ferramenta ou um atalho que facilite o acesso e você verá a sua equipe mais interessada no material que você fornece.

Crie infográficos, hoje existem algumas ferramentas que facilitam essa criação, pesquise sobre ferramentas gratuitas que ajudam na criação de apresentações, utilize-as nos seus procedimentos internos.

Algumas dicas finais: não deixe que sua equipe confunda oportunidade de participar de uma feira de negócios com férias, deixe sempre bem claro quais os objetivos que você espera alcançar durante a participação do evento e acompanhe o envolvimento de cada um.

Seja consciente à respeito das suas reais possibilidades durante uma feira, não coloque metas inalcançáveis e lembre-se: treine seu pessoal e você verá seu lucro crescer!!!