As feiras de negócios continuam sendo uma excelente oportunidade para prospectar novos clientes e divulgar sua marca e empresa. O design do estande continua sendo um elemento crucial nesse processo, e um dos elementos que influenciam muito nesse momento é a fachada, também conhecida como testeira.
A função principal da fachada é possibilitar que os visitantes do evento reconheçam rapidamente a empresa expositora. Essa é uma informação fundamental que você estará transmitindo por meio do layout e design do seu estande.
Existem dois tipos principais de fachadas: as aéreas, sustentadas por cabos de aço, e as autoportantes, que fazem parte da própria estrutura do estande. No entanto, as opções de design são celebradas. Veja a seguir as características dos principais tipos de fachadas.
Fachadas Redondas ou Circulares
As testeiras com acabamento arredondado costumam trazer um aspecto mais moderno ao estande, dispensam as linhas duras e retas comumente usadas e são uma ótima oportunidade para chamar a atenção através de inovação e design.
Um ponto a ser observado para esse tipo de testeira é que elas exigem um pouco mais de atenção no acabamento. Um dos materiais mais utilizados no acabamento de estandes é a Napa: um tecido sintético de fácil aplicação, porém, por ser um tecido nem sempre se dá muito bem com estruturas arredondadas.
Uma outra opção de acabamento para essas estruturas é a pintura, a pintura além de ter um ótimo acabamento pode também ser solicitada nas cores Pantone da sua empresa. Elas trazem refinamento, mas o investimento aqui pode ser consideravelmente maior.
Fachadas com detalhes de Iluminação
Outra opção é investir na iluminação. As testeiras por si só já precisam ser iluminadas, certifique-se que os logos estão bem iluminados e que caso tenha iluminação direcionada para o interior do estande ela não incomode ao visitante ou a sua equipe de vendas.
Painéis de LED nas testeiras são uma tendência. O painel de Led emite muita luminosidade, o que chama a atenção do visitante. Se o painel de Led for pequeno, até 6 metros quadrados, use-o para transmitir a logomarca da sua empresa, alternando com uma ou duas marcas. Aqui a dica é cuidar com o conteúdo, considere que dificilmente as pessoas ficarão paradas no corredor assistindo algum material.
Uma dica bacana e até mais acessível são: logos iluminados, imagens retroiluminadas, podemos ainda pensar em detalhes em luz de LED ou até mesmo uma faixa que percorra a testeira inteiramente. Já pensou em criar um aplicativo para seu evento onde o visitante possa trocar as cores que iluminam a sua fachada?
Fachadas Integradas ao Design
Uma opção que cresce aos olhos do visitante são as testeiras que conseguem se integrar design do estande tão bem que seu equilíbrio visual é por si só motivo suficiente para parar e apreciar. Combinado com outros elementos visualmente divertidos o estande se transforma numa atração.
Fachadas com Vitrines
Como usar o espaço num estande é, provavelmente, um dos tópicos mais importantes no planejamento. As necessidades variam e por vezes é preciso investir na criatividade para encontrar soluções que permitam que uma área dê conta de todas as necessidades de exposição do expositor.
Para empresas que necessitem de muito espaço para expor seus produtos encontrar a resposta certa pode ser um desafio. Uma sugestão aqui é usar as estruturas de suporte da fachada como vitrine.
A dica geral é: busque equilíbrio. Tenha em mente que é importante que a fachada siga o design do estande e que independente do que você escolha fazer com ela, ela sempre precisa cumprir sua função principal: possibilitar que sua empresa seja facilmente identificada.
O ditado “menos é mais” pode ser aplicado aqui. Muitas informações na fachada podem confundir e causar estranhamento aos visitantes. Em um ambiente tão competitivo como uma feira, isso pode ser fatal.
Outro ponto que pede atenção é a altura da fachada. Nem sempre usar a altura máxima permitida faz sentido, estandes pequenos com formatos de box ou esquina, requerem fachadas baixas, altura ideal de 3 a 4 metros. Estandes maiores a 60 metros, com formatos de esquina, ponta de ilha ou ilha podem aproveitar a altura máxima permitida.
Saber escolher a fachada que atende seus objetivos em feira pode ser muito mais que apenas definir a apresentação de uma empresa, é uma escolha estratégica, levando em consideração o perfil do evento e dos visitantes, a fim de alcançar com sucesso a meta estabelecida para a participação na exposição.