Descubra 5 tendências de cenografia para eventos corporativos!

O mercado de eventos de negócios cresce em ritmo acelerado no Brasil. Por isso, mais do que nunca, é fundamental buscar pelas melhores tendências de cenografia para eventos corporativos a fim de se diferenciar da concorrência. 

Nosso país foi citado como o destino latino-americano mais procurado para a realização desse tipo de encontro, segundo pesquisa divulgada pela Associação Internacional dos Congressos e Convenções, em julho de 2019. 

Se você quer garantir que seu stand seja impactante e represente seu negócio em grande estilo nos eventos corporativos, confira nosso artigo com 5 tendências imperdíveis de cenografia! 

Saiba a diferença entre cenografia, ambientação e decoração 

Antes de mais nada, é muito importante esclarecermos a diferença entre cenografia, ambientação e decoração de eventos. 

Enquanto a decoração é focada na preparação visual do espaço e, na maioria das vezes, orientada por um tema escolhido de antemão pelo cliente, a ambientação está focada exclusivamente na experiência do público. O grande objetivo da ambientação é causar sensações naqueles que interagem com o espaço. Isso pode acontecer por meio de luzes, sons, aromas ou texturas. 

Já a cenografia transforma espaços para que eles se adéquem às necessidades do cliente. Ela é a grande responsável por estruturar o local. De certa forma, reúne um pouco dos trabalhos de ambientação e decoração montar um design atrativo para despertar no público sentimentos que os aproximem do ideal buscado pela empresa. 

Veja as principais tendências de cenografia para eventos corporativos 

Se você quer apostar nas melhores tendências de cenografia para eventos corporativos, confira a lista a seguir. Selecionamos os principais itens que devem ser considerados na hora de montar um estande incrível. 

1. Sustentabilidade

Ao integrar a sustentabilidade aos projetos de cenografia, são utilizados alguns recursos, como iluminação natural, materiais reciclados e até mesmo sistemas de captação de água da chuva. A ideia é que, além de promover resultados impactantes, o stand sustentável também reforce o posicionamento de consciência ambiental da marca.

2. Minimalismo

Foi-se o tempo em que os estandes competiam apenas visualmente entre si para ganharem a atenção do público. Essa estratégia, inclusive, era uma das grandes responsáveis pelos maiores erros na identidade visual do espaço.  

Atualmente, sai na frente quem aposta em um design minimalista, iluminado e acessível, deixando que as atrações do estande sejam as grandes responsáveis por cativar os participantes. 

3.Tecnologia

As novidades tecnológicas sempre dão o que falar em eventos corporativos. Incorporar essa tecnologia à cenografia pode ser uma cartada de mestre! Painéis interativos, telões ou efeitos especiais de som e luz são formas interessantes de utilizar a tecnologia como parte do projeto cenográfico do stand. 

4. Marketing Sensorial 

O marketing sensorial busca estimular os cinco sentidos dos visitantes. É uma estratégia recomendada para quem deseja impressionar por meio da experiência, apostando na construção de memórias.  

Para isso, investir em menus/degustação, sons ambientes, experiências táteis ou até mesmo em uma playlist que traduza a identidade da marca pode ser uma boa alternativa. 

5. Personalização

Personalizar o espaço é uma das mais importantes tendências de cenografia para eventos corporativos. Usando itens marcantes, a empresa é capaz de impactar os visitantes, fazendo com que eles se recordem do que vivenciaram. Para isso, algumas dicas relevantes são a escolha de um tema e o uso de elementos visuais diferenciados.

Entenda a importância de investir em cenografia

Quando uma empresa opta por investir em cenografia para estandes, ela conecta seu espaço aos visitantes, construindo experiências inesquecíveis. Além disso, seguir as tendências de cenografia para eventos corporativos traz mais uma série de benefícios à empresa. Confira alguns deles a seguir:

  • fideliza e encanta o cliente;
  • divulga a marca de forma diferenciada; 
  • destaca a empresa da concorrência;
  • proporciona experiências, não apenas visitas;
  • evidencia o espírito inovador da empresa.

Seguindo essas tendências de cenografia para eventos corporativos, seu stand será destaque em qualquer feira ou exposição. Muito além de marcar a presença da empresa, a estrutura será capaz de proporcionar aos participantes do evento uma experiência única, repleta de emoções e surpresas. 

Se você quer saber mais sobre como causar impacto e fechar negócios efetivamente em eventos corporativos, curta nossa página no Facebook e não perca nenhum de nossos conteúdos sobre o tema!