Entenda a importância da pesquisa de satisfação para seu estande

Após o término do evento, sua empresa sabe se o público aprovou a participação dela? Essa informação é fundamental para que o estande tenha melhores resultados nas próximas edições e consiga atrair mais gente. Mais do que isso, o feedback é uma forma de mostrar para os consumidores que a empresa se preocupa com as opiniões de todos e quer melhorar os serviços oferecidos.

Para ajudar nisso, explicaremos qual é a importância da pesquisa de satisfação para o seu estande e como ela funciona. Assim, você vai descobrir quais pontos devem ser considerados nesse momento. Boa leitura!

Como funciona uma pesquisa de satisfação?

Com uma pesquisa de satisfação, a empresa obtém informações que indicam como o estande pode melhorar em vários aspectos, como decoração, atendimento e produtos disponibilizados. As sugestões e críticas podem ser relativas a um determinado profissional ou sobre processos específicos da marca. A ideia é aprender com os feedbacks para proporcionar uma participação ainda mais efetiva nos eventos.

Os comentários podem ser realizados pelos participantes de forma escrita, online ou diretamente aos solicitantes. É interessante utilizar vários canais de comunicação para que os mais variados perfis possam contribuir para a pesquisa. 

Com os dados obtidos, a empresa conseguirá direcionar seus esforços para ser reconhecida como referência no mercado, aproximando os clientes da marca e conseguindo melhores resultados. O que só pode ser atingido quando a instituição aprende com os próprios consumidores o que eles desejam em um estande.

Como utilizá-la em um evento?

O feedback é uma das melhores formas de entender a opinião pública sobre o estande. Por isso, ele é normalmente utilizado no pós-evento, momento mais adequado para que as pessoas falem sobre as suas experiências.

Para conseguir as informações mais precisas e interessantes para a instituição, é necessário selecionar as questões mais importantes. Com elas, é possível:

  • definir se os objetivos foram atingidos, a partir do mapeamento dos resultados;
  • entender como foi a percepção do público sobre a marca;
  • receber sugestões para melhorar os vários aspectos do estande;
  • analisar se as estratégias utilizadas foram as mais adequadas;
  • avaliar se os fornecedores e parceiros tiveram o desempenho adequado;
  • descobrir o nível de satisfação dos feirantes sobre a estrutura geral do evento.

Ou seja, esse tipo de feedback é útil para que a empresa descubra o que funciona e o que pode ser diferente em novos eventos. Quer saber como aplicar suas pesquisas? Descubra agora!

Como aplicar as pesquisas?

Para conseguir os resultados esperados, é necessário ter atenção a alguns pontos. Confira!

Coloque-se no lugar dos consumidores

Ao fazer seu questionário, pense que perguntas muito extensas ou complexas podem ser desgastantes para os feirantes. Por isso, elabore questões mais objetivas.

Faça questões de múltiplas escolhas

Embora existam campos que precisam ser abertos, use em maior número as questões de múltipla escolha. Além disso, foque as perguntas no principal objetivo que a empresa deseja atingir (como avaliar palestrantes, atendentes ou estrutura do local).

Estimule os feirantes

Para aumentar o interesse do público em preencher a sua ficha, faça ações promocionais. Ofereça um brinde ou sorteie itens que sejam do interesse dos seus consumidores, incentivando a participação e a sinceridade nas respostas.

Use modelos de aplicação

Você pode usar vários modelos de aplicação (como em papel, meios digitais ou por meio de entrevistas). Dessa forma, será possível alcançar um número maior de participantes.

Embora as empresas tenham uma noção do desempenho do estande nos eventos, nem sempre as impressões são precisas ou levam a melhorias no atendimento e nos serviços prestados. Por isso, é essencial fazer uma pesquisa de satisfação.

Procurar aprender com os participantes é a melhor maneira para alcançar os objetivos desejados. E um jeito interessante de engajar o participante é oferecer lembrancinhas. Então confira 5 ideias para atrair clientes com brindes.