Para quem participa de feiras um dos grandes desafios é chamar atenção das pessoas certas para seus stands. Quando você atrai alguém que não está interessado em ter um relacionamento com a sua marca a participação da empresa expositora acaba sendo prejudica por isso atrair o público certo para seu estande é tão importante.
Em vez de apenas buscar por pessoas, deve-se procurar aquelas que têm real interesse em seus produtos. Quer atingir seu público ideal? Então, veja agora o que fazer para chamar a atenção deles. Boa leitura!
Qual a importância de atrair o público certo?
Atrair o público certo para seu estande é fundamental para que você consiga bons resultados e oportunidades de negócios. O fato de ele estar sempre cheio só será um benefício se o público realmente se interessar pelo que foi divulgado e desejar fazer parcerias.
Ou seja, simplesmente atrair pessoas não basta. É necessário que elas tenham o perfil empresarial definido para fazer negócios com a sua empresa. Caso contrário, sua equipe perderá produtividade atendendo a um público não interessado em fechamentos, o que pode prejudicar o atendimento àqueles que realmente estão buscando as soluções que a sua empresa oferece.
Como isso pode gerar efeitos positivos?
Ao atrair o público certo, a empresa ganha uma série de benefícios, como:
- chance de dar atenção específica para quem realmente é o público-alvo;
- aumentar a produtividade da equipe presente;
- conseguir apresentar a marca e seus valores de maneira mais fiel;
- acrescentar o número de participantes que farão contato posterior;
- divulgar a marca para o público correto.
Como fazer isso?
Escolha o local ideal de acordo com a estratégia do evento
Procure descobrir com antecedência como o evento será organizado possibilitando a escolha dos melhores locais. Caso tenha setores temáticos, procure por aqueles que estejam mais conectados com o seu público ideal.
Além disso, tenha certeza que o seu stand está apto para receber seus convidados com hospitalidade, esse planejamento começa na escolha do mobiliário e se estende ao menu do buffet.
Assim você tem a possibilidade de dar o fôlego que o visitante precisa enquanto conversa com a sua equipe e conhece o seu produto. Vale ressaltar que a estratégia a ser tomada dependerá do tipo de evento e das necessidades dos seus potenciais clientes.
Coloque os produtos de maneira estratégica
Você não precisa (ou deve) levar para a feira todos os produtos que comercializa. Dê preferência itens novos ou lançamentos.Escolha também aqueles que estão mais alinhados com o público que você está buscando.
Caso contrário, a poluição visual do seu stand poderá atrapalhar a comunicação com seu cliente. Se for interessante mostrar toda a linha, leve um catálogo de produtos.
Sinalize o estande de maneira eficiente
É comum que os stands também tenham muita sinalização. Entretanto, a simplicidade pode atrair. Nesse caso, a aposta será na eficiência, o que levará a uma gestão de custos mais eficiente.
Lembre-se, também, de que o tamanho do estande deve ser de acordo com os objetivos empresariais. Não necessariamente os maiores serão melhores.
Ao mesmo tempo, a sinalização é a responsável por estabelecer uma primeira comunicação com os convidados. Então, deixe claro quais são os tipos de produtos com que a empresa trabalha, fazendo com que o estande chame mais atenção da pessoa certa.
Tenha uma equipe ideal
A equipe ideal é aquela que consiga conversar com os consumidores com facilidade e tenha conhecimento dos produtos que serão apresentados. Ou seja, seus vendedores precisam estar preparados, para isso treinar a sua equipe de vendas é fundamental.
Dessa maneira você aumenta o sucesso na participação do evento e diminui a chance de perder boas oportunidades. Ainda que muitas pessoas fiquem curiosas com seus produtos, elas só efetivarão negócios se eles realmente forem importantes para o contexto em que atuam.
Como vimos, não adianta apenas ter interessados: eles precisam ter o perfil que realmente fará os negócios. Por isso, a importância de atrair o público certo para seu estande está justamente no aumento da taxa de negócios concretizados.
Outra preocupação deve ser com o design dos estandes. Você sabe por que eles são tão importantes? Confira agora, lendo este outro artigo!