Com 2,3 bilhões de usuários diários e 60% do mercado da publicidade digital do mundo, o Facebook pode (e deve) ser uma importante ferramenta de trabalho na hora de divulgar seu evento.
Além de ter uma página dedicada ao seu negócio, a plataforma oferece o serviço criar evento no Facebook, que ajuda a divulgar uma ação para um público segmentado, atrair mais pessoas e deixar seu evento mais conhecido — divulgando o nome da empresa e gerando mais leads para próximas ações.
Este post vai ensinar a criar um evento na plataforma, usar as ferramentas certas para alcançar seus objetivos de divulgação e ainda promover ações para que seu evento seja um sucesso. Continue lendo e aprenda!
Aprenda a criar evento no Facebook para o seu negócio
Se você já tiver uma página do seu negócio e quiser criar um evento relacionado a ela, basta clicar no menu evento dentro da página. Em seguida, clique no botão criar eventos e o Facebook abrirá uma janela com a foto de capa do seu negócio, o nome de sua empresa e mais algumas informações para você preencher, como nome da ação, data, horário de início e término.
Caso não tenha uma página, o modelo é semelhante. Basta acessar sua conta pessoal no Facebook, clicar no menu eventos, depois no botão criar eventos e escolher se ele será aberto ou privado.
A primeira opção deixa o seu evento em exibição para qualquer pessoa da plataforma e em resultados de busca. Já a opção privada direciona a ação para convidados específicos — que você vai escolher —, mas permite que seus convidados convidem outras pessoas. Ela funciona quando você quer fazer um evento segmentado; se estiver divulgando um produto para crianças de 0 a 3 anos, por exemplo, vai convidar apenas pais de crianças com esse perfil.
Defina informações para atrair o público
Após escolher o seu tipo de evento, chegou a hora de dar um nome a ele. O nome precisa comunicar logo de cara sobre o tema da ação, ser atraente e não muito comprido, já que títulos grandes tendem a ser cortados na notificação. Use de três a quatro palavras para formar um nome forte, impactante e explicativo.
Depois, descreva o que vai acontecer no seu evento, se a entrada é paga ou gratuita, onde vai ser realizado, se vai oferecer estacionamento para os convidados ou brindes (são informações que ajudam a atrair o público). Reforce ainda o endereço, a data e o horário, mesmo havendo campos específicos na janela da plataforma para essas informações.
Invista em propaganda até chegar o evento
Enquanto não chega a data do evento, aproveite para fazer propaganda na página do Facebook. Isso ajuda a gerar curiosidade em quem confirmou presença e a angariar novas presenças dos indecisos.
Faça comentários a respeito das atrações do evento, poste fotos de brindes ou da arrumação do lugar, coloque fotos de participantes ou palestrantes confirmados. Enfim, atraía convidados e faça do seu evento um sucesso já na divulgação.
Como vimos, a rede social de Mark Zuckerberg, com sua função de criar evento no Facebook, pode ser uma importante aliada na hora de divulgar uma ação. Com ampla penetração de público, gratuita e com um menu fácil e interativo, a ferramenta faz com que seu evento chegue mais facilmente às pessoas que deseja alcançar.
A rede social ajuda ainda na divulgação da marca antes da ação, já que ao movimentar a página do evento com ações, fotos e curiosidades, é possível levar o nome do seu produto ou serviço para um grande número de pessoas.
Agora que você já sabe como criar evento no Facebook, que tal conhecer 5 erros comuns de divulgação em estandes?