Descubra a importância do pós-venda em eventos

pós-venda em eventos

Você sabe fazer um bom pós-venda em eventos? Embora seja, muitas vezes, ignorada pelas empresas, essa parte é fundamental para você construir uma parceria mais eficiente e duradoura com os participantes.

Neste post, você verá a importância do pós-venda e como manter o relacionamento com o consumidor após a ocasião. Quer otimizar a participação da sua empresa em eventos e feiras? Então, veja agora o que você deve fazer. Boa leitura!

Por que não se pode esquecer o pós-venda?

O relacionamento com os participantes já começa no ato de inscrição, momento em que as pessoas geram expectativas e emoções sobre o que encontrarão na feira ou evento. Por tanto, ter o cuidado com os participantes antes, durante e depois das programações é fundamental para divulgar sua empresa.

Frequentemente, as empresas ficam tão preocupadas com a tensão dos eventos e feiras que acabam esquecendo de manter contato com os participantes, o que pode fazer com que elas percam parcerias importantes por não ter dado destaque a essa etapa.

Vale lembrar que outras empresas poderão fazer o contato com os participantes e levar o parceiro que a sua empresa talvez conquistaria. Ou seja, não é possível rejeitar o pós-venda e continuar competitivo no mercado. 

Como fazer um pós-venda eficiente?

Veja agora como fazer do seu pós-venda uma oportunidade para atrair e fidelizar seus consumidores.

Pegar os contatos dos participantes no momento da inscrição

Para entrar em contato com os participantes, é necessário que elas cedam esses dados de forma voluntária. Isso acontece com frequência nas fichas de inscrição, sejam virtuais ou físicas. Com esses dados, é possível tanto alertar as pessoas de novos eventos disponíveis como responder às principais dúvidas do público.

Como fazer o primeiro contato

Depois de ter o contato do seu público, é possível usar e-mail marketing para retirar as principais dúvidas dos usuários. Caso os dados básicos tenham sido obtidos por meio da venda de ingressos, você já terá informações importantes sobre os desejos dos consumidores. Nesse caso, envie uma mensagem para saber quais foram as programações que os participantes mais gostaram.

Caso você queira entrar em contato com clientes específicos, é interessante realizá-lo por telefone para avisar que a pesquisa será enviada por e-mail. Assim, você demonstrará ainda mais atenção e respeito pelos participantes.

Vale lembrar que o primeiro contato deve ser enviado poucos dias depois do evento. Assim, as opiniões serão mais precisas e recentes, o que aumentará as chances de que sua empresa faça uma análise bem-feita.

Quais são as perguntas que devem ser feitas

As perguntas realizadas devem ser diretas e simples de serem compreendidas. Para escolher as melhores perguntas, pense em todos os itens que devem ser avaliados pela sua marca, de acordo com a estratégia empresarial. Alguns pontos que são interessantes de serem abordados são:

  • o atendimento oferecido dentro do stand;
  • beleza e organização;
  • valores dos itens;
  • relevância dos produtos
  • chance de concretizar a compra ou ser parceiro da empresa.

Como analisar os dados coletados

A análise do processo deve envolver as principais áreas da empresa, como vendas e marketing. Além de descobrir que o evento ou feira conseguiu render o retorno esperado, é importante entender o que os participantes estão achando da marca e da forma com que ela está sendo exibida nesses locais.

Como o público é a parte central da atuação empresarial na feira, fazer com que esses momentos sejam ainda mais agradáveis a eles é aumentar a chance de realizar mais negócios. Por isso, considere todos os pontos que foram abordados pelos consumidores.

Descobrir a importância do pós-venda em eventos fará com que sua empresa esteja mais próxima de realizar mais vendas e parcerias. Mais do que isso, atuará de forma importante para fidelizá-los. Por isso, lembre-se sempre de que o fim da feira ou evento é apenas o início do relacionamento com os participantes.

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