Participar de feiras e montar o estande perfeito para atrair a atenção do público, gerando um grande volume de negócios, não é uma tarefa fácil. Por envolver muitas escolhas e uma boa dose de detalhes, tal missão pode ser assustadora inclusive para os mais experientes.
Muitos profissionais, por vezes, acabam não conseguindo potencializar a visibilidade da marca. A falta de tempo é o maior vilão na hora de planejar a participação em uma feira de negócios.
Construir um estande que traga os melhores resultados exige que o gestor conheça bem a pessoa que deseja atingir e consiga traduzir, de maneira simples (e de fácil assimilação), a mensagem do negócio. Uma incursão de sucesso no mundo dos eventos exige muito conhecimento da própria companhia e a escolha correta de investimentos.
Pensando nisso, elaboramos um guia com 5 dicas sobre como montar um estande eficaz para feiras e exposições, mostrando o que precisa ser levado em consideração e como maximizar os resultados de seu investimento. Acompanhe!
Saiba como montar um estande para feiras e exposições
O estande para feiras e exposições tem uma função estratégica no marketing de um negócio. Isso porque ele representa uma oportunidade inigualável para quem pretende fortalecer o contato com o público que esteja em busca de produtos ou serviços daquele segmento.
Tal recurso tem um papel ativo em relação a possíveis clientes. Portanto, é importante que seja apelativo para os consumidores em potencial da marca, resolvendo seus problemas e oferecendo soluções que se destaquem das de seus concorrentes.
Por isso, o estande deve ser pensado mais como uma extensão da própria companhia do que um simples local de apresentações. Todo o espaço precisa ser projetado com o público em mente.
Avalie como determinada qualidade de acabamento, tipo de mobiliário ou apresentação de material reflete na imagem da empresa e o que isso significa para o visitante. O ideal é que tudo seja planejado com antecedência para que, assim, cumpra seu propósito e comunique-se de maneira eficiente com o público.
Prepare um espaço atrativo para o público
Existem diversos tipos de estandes, cada um com propósitos e objetivos distintos, que se encaixam em realidades e momentos diferentes dentro da trajetória de uma companhia. De maneira geral, um bom projeto deve oferecer um espaço convidativo, organizado e que seja capaz de resolver as necessidades da empresa expositora.
Nesse sentido, um estande montado para promover uma companhia que trabalha com tecnologia, por exemplo, deve ser chamativo e contar com elementos tecnológicos. Por outro lado, se for de imóveis ou venda de franquias, pode ser do tipo cenográfico e mostrar exatamente aquilo que se pretende oferecer ao cliente.
O preparo da montagem, por sua vez, deve ser feito com antecedência, para que detalhes sejam debatidos, evitando falhas no momento da exposição. O gestor precisa sempre garantir que os organizadores conheçam as necessidades técnicas de seu estande e sejam capazes de supri-las.
Veja 5 dicas valiosas para uma montagem de estande de sucesso
- Busque uma localização estratégica
Um dos principais fatores que influenciam no preço de um estande é a localização. Pontos privilegiados tendem a custar mais, mas o investimento vale a pena: já que você se propôs a participar de uma feira ou exposição, quanto maior o número de visitantes que passarem pelo seu estande, maior a visibilidade de marca.
- Invista em uma boa estrutura
Em meio a tantos estandes de um mesmo segmento, é importante que o seu se destaque de longe, sendo facilmente reconhecível pelo público-alvo. Formatos diferenciados, estandes bem sinalizados e uma boa estrutura geral são grandes aliados nesse sentido.
- Capriche na visibilidade e use sua identidade visual
Em meio a inúmeros expositores, os materiais de comunicação utilizados para a divulgação do negócio e o fortalecimento da marca devem ser bem pensados. A definição de cada um deles precisa estar de acordo com os objetivos a serem alcançados com o estande.
O recomendado é que cartões de visita, panfletos e banners estejam sempre alinhados à identidade visual da empresa, aumentando seu alcance.
- Aposte em ações de relacionamento
Em eventos, as ações de relacionamento servem tanto para atrair visitantes ao estande quanto para valorizar aqueles que optam por conhecê-lo. Ideias criativas (condizentes com a marca) e uma equipe bem treinada são primordiais para criar ações de sucesso.
- Controle o número de visitas
Uma boa maneira de saber se o estande está alcançando os resultados esperados é mensurando, de perto, a quantidade e o envolvimento dos visitantes com a marca durante a visita. Fazer isso pode tanto apontar caminhos para futuras participações em feiras quanto gerar oportunidades de novos negócios com o fim da exposição.
Tenha ciência da importância de contar com empresas especializadas
Todos os detalhes de um estande precisam ser vistos e planejados de maneira eficiente, para que eventuais alterações possam ocorrer de forma tranquila e rápida. Só assim é possível fazer uma montagem de sucesso e garantir que os visitantes tenham uma ótima experiência durante o evento.
O auxílio de quem conhece as rotinas das feiras e exposições e sabe quais as melhores estratégias disponíveis no mercado para que as companhias sejam capazes de alcançar seus objetivos com os estandes é essencial para garantir o sucesso e fazer boas aplicações.
Empresas especializadas saberão exatamente em que investir para chamar a atenção do público nos dias de evento. Elas também trazem o conhecimento para que qualquer imprevisto seja resolvido rapidamente, sem grandes danos e fazendo valer o dinheiro que você investiu na estratégia da melhor maneira possível.
Portanto, procure conhecer as empresas que se destacam no ramo, veja seus portfólios e busque referências com antigos clientes. Boas instituições sempre cumprem o cronograma proposto, trabalham com os melhores profissionais do mercado, estudam a fundo seus clientes e oferecem assistência durante todo o evento.
Agora que você já viu nossas dicas sobre como montar um estande para feiras e exposições, que tal entrar em contato conosco para saber como uma empresa líder no mercado pode criar o espaço ideal para seu negócio? Será um prazer atendê-lo!