Veja 5 dicas de como montar um estande para feiras e exposições

Participar de feiras e montar o estande perfeito para atrair a atenção do público, gerando um grande volume de negócios, não é uma tarefa fácil. Por envolver muitas escolhas e uma boa dose de detalhes, tal missão pode ser assustadora inclusive para os mais experientes.

Muitos profissionais, por vezes, acabam não conseguindo potencializar a visibilidade da marca. A falta de tempo é o maior vilão na hora de planejar a participação em uma feira de negócios.

Construir um estande que traga os melhores resultados exige que o gestor conheça bem a pessoa que deseja atingir e consiga traduzir, de maneira simples (e de fácil assimilação), a mensagem do negócio. Uma incursão de sucesso no mundo dos eventos exige muito conhecimento da própria companhia e a escolha correta de investimentos.

Pensando nisso, elaboramos um guia com 5 dicas sobre como montar um estande eficaz para feiras e exposições, mostrando o que precisa ser levado em consideração e como maximizar os resultados de seu investimento. Acompanhe!

Saiba como montar um estande para feiras e exposições

O estande para feiras e exposições tem uma função estratégica no marketing de um negócio. Isso porque ele representa uma oportunidade inigualável para quem pretende fortalecer o contato com o público que esteja em busca de produtos ou serviços daquele segmento.

Tal recurso tem um papel ativo em relação a possíveis clientes. Portanto, é importante que seja apelativo para os consumidores em potencial da marca, resolvendo seus problemas e oferecendo soluções que se destaquem das de seus concorrentes.

Por isso, o estande deve ser pensado mais como uma extensão da própria companhia do que um simples local de apresentações. Todo o espaço precisa ser projetado com o público em mente.

Avalie como determinada qualidade de acabamento, tipo de mobiliário ou apresentação de material reflete na imagem da empresa e o que isso significa para o visitante. O ideal é que tudo seja planejado com antecedência para que, assim, cumpra seu propósito e comunique-se de maneira eficiente com o público.

Prepare um espaço atrativo para o público

Existem diversos tipos de estandes, cada um com propósitos e objetivos distintos, que se encaixam em realidades e momentos diferentes dentro da trajetória de uma companhia. De maneira geral, um bom projeto deve oferecer um espaço convidativo, organizado e que seja capaz de resolver as necessidades da empresa expositora.

Nesse sentido, um estande montado para promover uma companhia que trabalha com tecnologia, por exemplo, deve ser chamativo e contar com elementos tecnológicos. Por outro lado, se for de imóveis ou venda de franquias, pode ser do tipo cenográfico e mostrar exatamente aquilo que se pretende oferecer ao cliente.

preparo da montagem, por sua vez, deve ser feito com antecedência, para que detalhes sejam debatidos, evitando falhas no momento da exposição. O gestor precisa sempre garantir que os organizadores conheçam as necessidades técnicas de seu estande e sejam capazes de supri-las.

Veja 5 dicas valiosas para uma montagem de estande de sucesso

  1. Busque uma localização estratégica

Um dos principais fatores que influenciam no preço de um estande é a localização. Pontos privilegiados tendem a custar mais, mas o investimento vale a pena: já que você se propôs a participar de uma feira ou exposição, quanto maior o número de visitantes que passarem pelo seu estande, maior a visibilidade de marca.

  1. Invista em uma boa estrutura

Em meio a tantos estandes de um mesmo segmento, é importante que o seu se destaque de longe, sendo facilmente reconhecível pelo público-alvo. Formatos diferenciados, estandes bem sinalizados e uma boa estrutura geral são grandes aliados nesse sentido.

  1. Capriche na visibilidade e use sua identidade visual

Em meio a inúmeros expositores, os materiais de comunicação utilizados para a divulgação do negócio e o fortalecimento da marca devem ser bem pensados. A definição de cada um deles precisa estar de acordo com os objetivos a serem alcançados com o estande.

O recomendado é que cartões de visita, panfletos e banners estejam sempre alinhados à identidade visual da empresa, aumentando seu alcance.

  1. Aposte em ações de relacionamento

Em eventos, as ações de relacionamento servem tanto para atrair visitantes ao estande quanto para valorizar aqueles que optam por conhecê-lo. Ideias criativas (condizentes com a marca) e uma equipe bem treinada são primordiais para criar ações de sucesso.

  1. Controle o número de visitas

Uma boa maneira de saber se o estande está alcançando os resultados esperados é mensurando, de perto, a quantidade e o envolvimento dos visitantes com a marca durante a visita. Fazer isso pode tanto apontar caminhos para futuras participações em feiras quanto gerar oportunidades de novos negócios com o fim da exposição.

Tenha ciência da importância de contar com empresas especializadas

Todos os detalhes de um estande precisam ser vistos e planejados de maneira eficiente, para que eventuais alterações possam ocorrer de forma tranquila e rápida. Só assim é possível fazer uma montagem de sucesso e garantir que os visitantes tenham uma ótima experiência durante o evento.

O auxílio de quem conhece as rotinas das feiras e exposições e sabe quais as melhores estratégias disponíveis no mercado para que as companhias sejam capazes de alcançar seus objetivos com os estandes é essencial para garantir o sucesso e fazer boas aplicações.

Empresas especializadas saberão exatamente em que investir para chamar a atenção do público nos dias de evento. Elas também trazem o conhecimento para que qualquer imprevisto seja resolvido rapidamente, sem grandes danos e fazendo valer o dinheiro que você investiu na estratégia da melhor maneira possível.

Portanto, procure conhecer as empresas que se destacam no ramo, veja seus portfólios e busque referências com antigos clientes. Boas instituições sempre cumprem o cronograma proposto, trabalham com os melhores profissionais do mercado, estudam a fundo seus clientes e oferecem assistência durante todo o evento.

Agora que você já viu nossas dicas sobre como montar um estande para feiras e exposições, que tal entrar em contato conosco para saber como uma empresa líder no mercado pode criar o espaço ideal para seu negócio? Será um prazer atendê-lo!