Muitas vezes os cuidados com a elaboração de um evento são tantos que um item fundamental é deixado em segundo plano: a equipe. No entanto, mesmo que se conte com excelentes profissionais, é sempre importante desenvolver uma estratégia para que eles estejam alinhados com a ação e, principalmente, motivados.
Pensando nisso, elaboramos este post sobre como motivar equipe de vendas com 5 dicas incríveis e infalíveis. São técnicas que promovem novas estratégias de vendas, criam um ambiente motivador e oferecem autonomia para o time. Tudo para que ele esteja na mesma vibração do evento, pronto para elevar os resultados da ação e trazer novas oportunidades para a empresa.
E se você ficou interessado, continue lendo e saiba como ter uma equipe de vendas sempre motivada, não só para eventos, mas para qualquer ação a ser desenvolvida na sua empresa.
1. Estabeleça metas possíveis
Metas são importantes para que a sua equipe de vendas tenha um alvo para alcançar, principalmente diante de um evento, em que as possibilidades podem ser multiplicadas. No entanto, não adianta criar um desafio que seja pouco realista, beirando o inatingível. O efeito será o contrário e o time ficará desmotivado, sem levar o trabalho a sério.
Se você tem uma feira que vai durar três ou quatro dias, por exemplo, estabeleça uma meta possível, para que seu vendedor saiba que pode alcançá-la e entre em cena motivado. Ciente que pode trazer o resultado e ainda ser recompensado.
2. Recompense sua equipe
Fazer um bom trabalho é ótimo, mas fazer um bom trabalho e ser elogiado e recompensado, é melhor ainda. Assim, além de metas, estabeleça recompensas também para os vendedores que consigam alcançá-las, garantindo uma motivação extra para a equipe e também a sensação de que seu trabalho é valorizado adequadamente.
3.Dê autonomia ao profissional
Uma equipe bem treinada e orientada tem todos os mecanismos para ir a campo fazer o seu trabalho. Logo, o líder da equipe deve se preocupar em oferecer esses embasamentos e depois dar liberdade para seus vendedores aplicarem aquilo que aprenderam.
Posturas centralizadoras ou controladoras amarram a equipe e não deixam possíveis talentos individuais aparecerem.
4. Promova treinamentos
Dar autonomia para uma equipe e ver o seu sucesso fica mais fácil quando o grupo está bem treinado, atualizado e por dentro das técnicas mais modernas de vendas. De posse dessas ferramentas, é possível traçar metas interessantes, mas que o grupo terá condições de alcançar graças a sua expertise.
Promova treinamentos regularmente, faça reuniões de troca de experiências e veja como esse tipo de especialização deixa sua equipe mais confiante e pronta para aumentar as vendas.
5. Crie um ambiente motivador
Uma outra medida simples, mas com um efeito bastante positivo, é a de criar um ambiente bonito, organizado, acolhedor e que seja motivador para a equipe. Essa rotina pode começar no espaço da empresa e ser levado para o stand da empresa durante o evento de vendas.
Contudo, lembre-se de que o espaço precisa ser agradável não apenas para quem visita, mas, também, para quem trabalha nele.
Como vimos, medidas simples podem ter efeito surpreendente quando a meta é saber como motivar equipe de vendas. Dar autonomia, recompensar a equipe por suas vitórias e mostrar que realmente confia naqueles profissionais pode ser o começo da formação de um grande time, capaz de alcançar metas, valorizar a empresa e surpreender em eventos.
Uma outra dica que costuma ser muito bem-vinda é a de comemorar as conquistas alcançadas pelo seu grupo de vendas. Um gesto simples, mas que mostra que está de olho no esforço de cada um, é sempre bem visto e fortalece os vínculos com seus vendedores.
Agora que você já sabe como motivar sua equipe de vendas, que tal dar uma olhada nas técnicas de PNL para aplicar em estandes?