7 erros na identidade visual de um stand para você evitar

Cometer erros na identidade visual de um stand compromete o trabalho e acaba afastando o público. Saiba que a harmonização visual em um momento como esse deve ser prioridade no planejamento, justamente, por refletir os valores da empresa.

O grande segredo está em evitar exageros para que o serviço oferecido se destaque na visão dos visitantes por sua qualidade e bom atendimento. Assim, fica muito mais simples montar um espaço alinhado com os objetivos das ações e alcançar resultados positivos.

Quer saber mais? Neste post, vamos mostrar 7 erros na identidade visual de um stand para você evitar. Acompanhe!

  1. Excesso de cores

Quando se trata de criar uma boa identidade visual em seu stand, lembre-se de que, independentemente do perfil da empresa, menos é sempre mais. Por isso, todo tipo de conceito decorativo deve ter pontos específicos e chamar a atenção do público na medida certa.

Para não deixar as peças poluídas, use as cores predominantes da empresa. A partir disso, se torna mais simples expressar um conceito e se posicionar na hora de interagir com os clientes.

O mais importante é priorizar a harmonização visual para que o design seja fácil de lembrar. Além disso, mesmo que os programas utilizados tenham uma série de facilidades, procure investir no básico para impressionar pelo bom gosto.

  1. Fontes pouco expressivas

Pode até não parecer inicialmente, mas a escolha das fontes interfere diretamente na imagem da marca em uma feira ou qualquer outro tipo de evento. Sendo assim, redobre os cuidados no momento de tomar uma decisão para evitar que essa informação tão importante não ganhe o devido destaque na composição final.

Além de acompanhar a logo na decoração personalizada do stand, as fontes também precisam estampar os materiais de apoio na divulgação que serão distribuídos. Então, caso seja necessário, faça algumas adaptações de acordo com os direcionamentos necessários para cada tipo de proposta.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que optar por formatos muito complexos afasta os clientes pela dificuldade de leitura. Tenha em mente que o mais indicado é que, ao bater o olho no material, já seja possível saber quais tipos de soluções o stand entrega.

  1. Efeitos exagerados

Apesar de ajudar a atrair algumas visitas ao stand em um primeiro momento, os efeitos exagerados não conseguem alcançar um retorno muito positivo no longo prazo. Isso porque muitas atrações chamativas trazem as pessoas, mas somente um conteúdo interno de qualidade é que proporciona o engajamento necessário para fechar negócios.

Nesse caso, leve em conta que ser criativo em excesso não garante nenhum resultado e costuma ser bastante cansativo para a audiência. Portanto, use a clareza em todo o processo de criação para que a mensagem definida pela empresa seja compreendida de maneira correta.

Pense no símbolo que será usado, na ambientação dentro do stand e na forma como os visitantes vão interagir com o serviço oferecido ou a equipe montada. Em situações nas quais o lançamento de um produto é o foco central, torna-se indispensável que a dinâmica de apresentação fique evidente como atração principal.

  1. Falta de clareza

Passar uma mensagem sem definição de qual é o retorno esperado faz com que todo o trabalho perca boa parte de sua qualidade. Em função disso, ter clareza em todas as etapas se mostra fundamental.

Ao entrar em um stand, o público precisa saber se a intenção é melhorar o relacionamento com a marca por meio de brindes, experiências interativas ou promotores preparados para a divulgação. Então, o melhor caminho está em ter um planejamento detalhado para determinar cada etapa da ação promovida e, assim, conseguir ter uma melhor comunicação.

Essa falta de conceito atrapalha a criação da imagem na visão das pessoas. Afinal de contas, é preciso pensar em como a proposta se encaixa no segmento de atuação. Para determinar tudo isso no início do planejamento, pergunte-se qual o objetivo de participar do evento, como sua empresa deseja ficar conhecida e o que move o negócio.

Com base nas respostas já fica muito mais fácil criar os recursos visuais alinhados aos valores defendidos na prestação dos serviços. O grande segredo está em adotar uma postura sempre coerente, pois utilizar símbolos e propostas aleatórias termina dificultando a fidelização dos clientes.

  1. Deixar o perfil do público de lado

Muitas empresas montam seu stand de uma maneira engessada, não importando qual seja a segmentação do evento. Se levar em conta que cada feira, por exemplo, acontece com um tema diferente, você precisa estudar as estratégias diferentes para alcançar o maior número de pessoas possível.

Aqui, uma boa dica é conservar o poder de adaptação como um truque essencial para ganhar a confiança dos visitantes. Tendo isso claro, faça pesquisas com antecedência, estude sobre os concorrentes e compreenda quais valores devem ser transmitidos.

Adotar uma ação bem preparada (preocupada em relacionamentos pontuais), explorar a criatividade e despertar a curiosidade sobre sua marca se transforma em uma consequência do processo de consideração ao perfil dos visitantes.

  1. Ausência de um manual de identidade

Um dos maiores equívocos no stand é não considerar o manual de identidade na criação do espaço. Coloque na ponta do lápis tudo o que já foi usado anteriormente nas estratégias de divulgação da marca.

Certamente, você vai identificar um conceito que precisa continuar sendo seguido para agregar valor ao produto oferecido. Todos esses recursos representam sua empresa e precisam ser reconhecidos na visão das pessoas.

Manter a linha de maneira positiva, apesar das adaptações em cada tipo de evento, faz com que o nome do negócio seja uma referência em um próximo encontro com o público. Sem contar que os valores conseguem ser preservados em diferentes tipos de situações apenas pela força do relacionamento de confiança.

Pronto! Agora você já sabe como os erros na identidade visual de um stand comprometem o resultado do trabalho. Por fim, para acertar em cheio nessa composição e garantir um retorno positivo de longo prazo no engajamento do público, o mais indicado é contar com a ajuda de uma empresa especializada de montagem de stands para feiras.

Gostou das informações? Então, entre em contato com o Grupo de Eventos para criar um stand que tenha alinhamento total com o conceito da sua empresa e seja impactante para o público!