O termo “briefing”, em inglês, significa o mesmo que “resumo”. Começou a ser usado com mais intensidade na publicidade e propaganda, mas ganhou outras áreas dos negócios. Agora, ele também pode ser utilizado para quem deseja montar um estande.
Desde que seja elaborado do jeito certo, ele facilita o processo de decisão sobre o resultado a ser apresentado. Como evita vários tropeços e erros, é uma ferramenta essencial!
Mas como e por que usá-lo? A seguir, mostramos todos os poderes do briefing quanto ao sucesso de um estande. Confira!
Qual é o objetivo do briefing?
Em qualquer que seja a área, esse “pequeno resumo” busca dar orientações diretas sobre como proceder em certas situações. Ou seja, é uma espécie de manual condensado e que indica quais são os resultados desejados e como tudo deve ser feito.
A partir das diretrizes, a outra parte consegue saber como agir ou quais são os impactos esperados pela ação. É por isso que é usado desde a criação de anúncios e peças publicitárias até em relatórios, por exemplo.
Para a participação em feiras e eventos, não é diferente. Graças ao briefing, o seu empreendimento expressa a visão ideal do estande, como as suas características, exigências e prioridades. Então, ele serve como um conjunto de diretrizes.
Quais são as vantagens de usá-lo?
A principal vantagem de recorrer a esse elemento é que ele ajuda a traduzir os ideais do projeto. No caso do estande, é possível definir, com clareza, como tudo deve ser — de cores e tamanhos ao estilo e à fachada.
É, principalmente, uma ferramenta para facilitar a comunicação. Com orientações claras, as chances de ocorrerem erros são bem menores. Então, o estande é elaborado exatamente como o previsto. Longe de retrabalhos, não há custos extras e nem desperdício de tempo.
Para completar, é um recurso que ajuda a alinhar a visão estratégica da empresa com o resultado oferecido pelo estande. Isso leva a uma participação bem melhor no evento e ainda potencializa as chances de sucesso.
Como desenvolvê-lo corretamente para o estande?
Elaborar as diretrizes para a criação e a montagem é um passo fundamental. Tudo tem que ser feito com máxima riqueza de detalhes, sem deixar espaço para nenhuma dúvida.
Então, comece entendendo como é o evento, quais são os objetivos com a participação e o estilo do público que vai frequentar. Defina quais experiências devem ser criadas e como é possível se destacar de toda a concorrência no entorno.
Em seguida, estabeleça algumas questões práticas, como o orçamento e em quanto tempo tudo deve estar finalizado. Se for o caso, estipule datas para testes ou para uma pré-aprovação.
Com isso em mente, descreva a sua visão de forma clara. Nesse momento, recomendamos usar todos os recursos: adjetivos, expressões, cores e desenhos. A ideia é demonstrar a sua idealização e o que promete funcionar para a feira. Para tornar tudo mais fácil, inclua exemplos de outros estandes com os elementos desejados ou que sirvam de inspiração.
Por fim, não se esqueça do regulamento do local do evento, como dimensões máximas ou recursos que não podem ser usados. Para que não restem dúvidas, vete tudo o que é proibido no projeto, de modo a não ter dores de cabeça.
Depois de repassar o briefing, veja se ele foi entendido pela empresa que o recebeu. Tire dúvidas e esclareça quaisquer pontos necessários antes de dar o sinal verde. Desse jeito, as chances de satisfação ficam maiores.
O briefing é essencial para garantir um estande do modo que você imagina. Ao usar as nossas orientações, é possível criar um projeto que realmente se encaixa nas necessidades da sua marca.
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