Merchandising em estandes: qual a importância?

Usar merchandising em estandes é uma vantagem e tanto para as empresas. Afinal de contas, esse contato direto com o público melhora os resultados e apresenta um universo de oportunidades. No entanto, é importante saber que o segredo do sucesso, nesse caso, está em usar o evento para sinalizar o posicionamento da marca. 

Dessa maneira, a construção do stand com foco na estratégia de merchandising se transforma na tradução física e visual do que a empresa deseja passar aos clientes. Sem contar que ao construir todo o processo de maneira bem elaborada, o crescimento no mercado é apenas uma questão de tempo.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir vamos mostrar a importância do merchandising em estandes, além de apresentar dicas de como impactar os clientes. Acompanhe!

Aproxima a marca do público

Hoje, com o mercado cada vez mais concorrido em todos os segmentos, é fundamental criar estratégias que alcancem o público de maneira relevante. Sendo assim, ao considerar o merchandising em estandes, é preciso analisar todas as informações sobre a audiência para buscar as melhores formas de atrai-la. 

Para isso, o primeiro passo é enxergar as ações planejadas dentro do estande e as experiências oferecidas como se estivesse na pele de quem tem a decisão de compra. Essa medida costuma fazer a diferença na hora de criar um relacionamento de confiança entre ambas as partes, além de desenvolver um processo natural de fidelização a longo prazo.

Cria experiências impactantes 

Os gatilhos positivos no momento de destacar sua empresa na visão dos visitantes devem ser a prioridade do merchandising. Na prática, em uma feira de negócios, por exemplo, todas as marcas presentes devem oferecer algo que traga vantagens para o seu público.

Ao pensar “fora da caixa” para criar experiências impactantes, o encantamento é um processo quase que automático. E não pense que surpreender exige muito investimento financeiro: o sucesso depende apenas da criatividade e conhecer, exatamente, como se comportam seus clientes. 

Com isso, busque inspirações em cases que se destacaram no mercado para elaborar ideias personalizadas, conforme a proposta da empresa. É claro que cópias não são válidas, mas alimentar a criatividade a partir de referências pode trazer ótimos resultados. 

Agrega valor ao produto oferecido

Auxiliar o processo de identificação do público com a marca está diretamente ligado na realização de um merchandising bem detalhado. Isso porque ao criar um conceito que agrega valor ao produto oferecido, aumenta o engajamento dos visitantes, além do famoso “boca a boca” que também traz efeitos positivos, especialmente, em feiras de expositores. 

Uma boa sugestão, nesse caso, é apostar em um estande sustentável capaz de deixar sua empresa a um passo à frente da concorrência. Atualmente, o mercado está cada vez mais comprometido com esse assunto, e muitos consumidores excluem quem tem atitudes negativas, como testes em animais ou o uso materiais repletos de poluentes em seus produtos.  

Portanto, crie uma identidade visual coerente com o conceito e invista em uma construção de stand focada na responsabilidade ambiental. Além de atrair mais visitas, essa estratégia ajuda no momento de alcançar destaque em relação a outras empresas do mesmo nicho.

Possibilita novos negócios

Como explicado, criar um estande com uma proposta direcionada, que tem grande apelo de público, faz muita diferença em como seu negócio é visto. Nesse sentido, a partir de um bom planejamento de merchandising, você pode abrir um universo de oportunidades para concluir novos negócios

Tudo isso, no entanto, depende também de reunir uma equipe bem informada sobre a marca e explorar elementos visuais na decoração. Imagine só se um visitante faz uma pergunta básica relacionada aos serviços ou produtos e ninguém sabe responder? Seria, no mínimo, constrangedor, não é mesmo? 

Então, a proposta deve ir além dos elementos visuais ou promocionais para garantir a credibilidade da marca.

Oferece interatividade tecnológica 

Proporcionar experiências com interações tecnológicas é um verdadeiro divisor de águas quando a estratégia envolve o merchandising. De fato, o público costuma ficar muito empolgado com situações divertidas baseadas em realidade aumentada, projeção mapeada e painéis interativos com opções de touch screen.

Dessa forma, pense em algo que tenha relação com o objetivo da empresa como um todo. Por exemplo, caso o estande seja criado em torno do lançamento de um produto importante para os lucros anuais, uma boa ideia pode ser a disponibilização de testes interativos em que seja possível conhecer os benefícios da compra de uma maneira surpreendente.

Proporciona um feedback imediato

Ao inserir ações focadas no merchandising em estandes, a empresa organizadora pode estudar as reações e o feedback dos visitantes de imediato. Assim, dependendo do tamanho do evento, você consegue, até mesmo, redirecionar o plano de ação para alcançar melhores resultados —, mesmo quando o começo não está favorável. 

Sem contar que essas informações são uma excelente ferramenta nas mãos da equipe de marketing, já que ajuda no planejamento das próximas estratégias e diz muito sobre os interesses dos consumidores. 

Aumenta o número de vendas 

O merchandising em estandes funciona como um aspecto direcionador de várias etapas dentro do ciclo operacional da empresa. O motivo é que quando o plano se transforma em um sucesso, o nome da marca se destaca, o público se identifica e, consequentemente, o número de vendas aumenta. 

Uma boa comunicação também conta pontos no processo de identificação com o cliente. Tendo isso em vista, lembre-se que depois de uma visita ao stand, o relacionamento entre o consumidor e a marca está apenas começando.

Por isso, monte um planejamento de longo prazo, que preserve o relacionamento diante de diferentes fases da estratégia anual. Veja, abaixo, sugestões de ações para fidelizar o visitante:

  • conheça o perfil da audiência;
  • tenha um banco de dados que atualize os contatos sobre as próximas ações;
  • prolongue o impacto da experiência no stand;
  • ofereça amostras grátis;
  • desperte a curiosidade sobre outros produtos ou serviços da marca. 

Pronto! Agora você já conhece a importância do merchandising em estandes. Dessa forma, fica claro que é essencial conhecer bem os interesses de seu público para encontrar as melhores estratégias na hora de participar de um evento. Só assim, sua empresa deixa de ser só mais uma no mercado, passando a se destacar com um grande potencial competitivo. 

Quer receber mais conteúdos relacionados ao tema? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das atualizações do blog!