Participar de feiras e saber como montar um estande perfeito para atrair a atenção do público, gerando um grande volume de negócios, não é uma tarefa fácil. Por envolver muitas escolhas e uma boa dose de detalhes, essa missão pode ser assustadora inclusive para os mais experientes.
Muitos profissionais, por vezes, acabam não conseguindo potencializar a visibilidade da marca. A falta de tempo é o maior vilão na hora de planejar a participação em uma feira de negócios.
Construir um estande que traga os melhores resultados exige que o gestor conheça bem a pessoa que deseja atingir e consiga traduzir, de maneira simples (e de fácil assimilação), a mensagem do negócio. Uma incursão de sucesso no mundo dos eventos exige muito conhecimento da própria companhia e a escolha correta de investimentos.
Pensando nisso, elaboramos um guia com algumas dicas sobre como montar um estande eficaz para feiras e exposições, mostrando o que precisa ser considerado e como maximizar os resultados de seu investimento. Acompanhe!
1. Entenda como montar um estande para feiras e exposições
O estande para feiras e exposições tem uma função estratégica no marketing de um negócio. Isso porque ele representa uma oportunidade inigualável para quem pretende fortalecer o contato com o público que esteja em busca de produtos ou serviços daquele segmento.
Tal recurso tem um papel ativo em relação a possíveis clientes. Portanto, é importante que seja apelativo para os consumidores em potencial da marca, resolvendo seus problemas e oferecendo soluções que se destaquem das de seus concorrentes.
Por isso, o estande deve ser pensado mais como uma extensão da própria companhia do que um simples local de apresentações. Afinal, todo o espaço precisa ser projetado com o público em mente.
Avalie como determinada qualidade de acabamento, tipo de mobiliário ou apresentação de material reflete na imagem da empresa e o que isso significa para o visitante. O ideal é que tudo seja planejado com antecedência para que, assim, cumpra seu propósito e comunique-se de maneira eficiente com o público.
2. Planeje com antecedência
De nada vai adiantar você querer criar um planejamento estratégico perfeito uma semana antes do evento. Até porque, com esse prazo, os flyers não chegarão a tempo, você pode não encontrar o cenário ideal e as chances de se frustrar são enormes.
Não queremos que isso aconteça! Portanto, assim que você assinar o contrato com a organizadora do evento, inicie imediatamente as cotações e as contratações de fornecedores.
Quando você tem mais tempo para planejar há a possibilidade de pesquisar mais e encontrar as soluções que apresentam o melhor custo-benefício para a sua empresa. Isso garante o aumento dos lucros e evita desperdícios.
3. Escolha o tipo de estande
Atualmente, existem diversos tipos de estande, com os mais variados preços. Por isso, pesquise quais são os melhores tipos de estande para a realidade da sua empresa e crie um projeto personalizado. Veja alguns exemplos:
- básico;
- padrão;
- misto;
- cenográfico;
- construído.
4. Busque uma localização estratégica
Um dos principais fatores que influenciam no preço de um estande é a localização. Pontos privilegiados tendem a custar mais, mas o investimento vale a pena: já que você se propôs a participar de uma feira ou exposição, quanto maior o número de visitantes que passarem pelo seu estande, maior a visibilidade de marca.
5. Aposte em uma boa iluminação
Você já foi em uma feira e encontrou algum estande escuro? Certamente, isso causa uma má impressão, não é mesmo? Por mais que o pavilhão tenha uma iluminação artificial e natural é essencial investir em bom plano de luz.
As luzes dão suporte à sua decoração e cenografia, além de ajudar a direcionar a visão do visitante. Por exemplo, se tem algum banner que você precisa destacar, experimente utilizar um ponto de luz em cima dele. Dessa maneira, certamente, os visitantes se sentem atraídos e querem saber mais sobre o seu produto e serviço.
Além disso, com a tecnologia você pode usar fitas de led e outras técnicas para dar mais destaque para os seus produtos e serviços.
6. Capriche na visibilidade e use sua identidade visual
Em meio a inúmeros expositores, os materiais de comunicação utilizados para a divulgação do negócio e o fortalecimento da marca devem ser bem pensados. A definição de cada um deles precisa estar de acordo com os objetivos a serem alcançados com o estande.
O recomendado é que cartões de visita, panfletos e banners estejam sempre alinhados à identidade visual da empresa, aumentando o seu alcance.
7. Opte por uma boa combinação de cores
Saiba combinar as cores da identidade visual da sua empresa com a estratégia do evento. Não abuse de cores chamativas para não cansar a visão do público e criar uma poluição visual.
Um bom uso de cores é essencial para ter a certeza de que a sua marca será “gravada” na mente do consumidor. Por isso, ela precisa repassar os melhores sentimentos e emoções.
8. Prepare um espaço atrativo para o público
Para saber como montar um estande é preciso considerar que existem diversos tipos, cada um com propósitos e objetivos distintos, que se encaixam em realidades e momentos diferentes dentro da trajetória de uma companhia.
De maneira geral, um bom projeto deve oferecer um espaço convidativo, organizado e que seja capaz de resolver as necessidades da empresa expositora.
Nesse sentido, um estande montado para promover uma companhia que trabalha com tecnologia, por exemplo, deve ser chamativo e contar com elementos tecnológicos. Por outro lado, se for de imóveis ou venda de franquias, pode ser do tipo cenográfico e mostrar exatamente aquilo que se pretende oferecer ao cliente.
O preparo da montagem, por sua vez, deve ser feito com antecedência para que seja possível discutir detalhes, evitando falhas no momento da exposição. O gestor precisa sempre garantir que os organizadores conheçam as necessidades técnicas de seu estande e sejam capazes de supri-las.
9. Pense nos visitantes
Para saber como montar um estande é preciso considerar que as pessoas que passam na frente do seu estande precisam se sentir convidadas a entrar. Portanto, é necessário despertar o interesse do público de alguma maneira para que ele decida entrar e bater um papo com o seu time comercial.
Por isso, pensar na experiência dos visitantes é fundamental para fisgá-lo. Para elaborar estratégias mais eficazes é fundamental conhecer o seu público para criar atrações que realmente façam sentido.
Quando você conhece os gostos, desejos, anseios, medos, preocupações e problemas do seu público é mais fácil criar estratégias para solucionar as suas dores. Consequentemente, você atrai um público mais qualificado e que pode gerar ótimas oportunidades de negócio para a sua empresa.
10. Invista em uma boa estrutura
Em meio a tantos estandes de um mesmo segmento, é importante que o seu se destaque de longe, sendo facilmente reconhecível pelo público-alvo. Formatos diferenciados, estandes bem sinalizados e uma boa estrutura geral são grandes aliados nesse sentido.
11. Aposte em ações de relacionamento
Em eventos, as ações de relacionamento servem tanto para atrair visitantes ao estande quanto para valorizar aqueles que optam por conhecê-lo. Ideias criativas (condizentes com a marca) e uma equipe bem treinada são primordiais para criar ações de sucesso.
12. Contabilize o número de visitas ao estande
Uma boa maneira de saber se o estande está alcançando os resultados esperados é mensurando, de perto, a quantidade e o envolvimento das pessoas com a marca durante a visita. Portanto, controle o número de visitas!
Fazer isso pode tanto apontar caminhos para futuras participações em feiras quanto gerar oportunidades de novos negócios com o fim da exposição.
13. Tenha ciência da importância de contar com empresas especializadas
Todos os detalhes de um estande precisam ser vistos e planejados de maneira eficiente, para que eventuais alterações possam ocorrer de forma tranquila e rápida. Só assim é possível fazer uma montagem de sucesso e garantir que os visitantes tenham uma ótima experiência durante o evento.
O auxílio de quem conhece as rotinas das feiras e exposições é essencial para garantir o sucesso e fazer boas aplicações. É preciso saber quais as melhores estratégias disponíveis no mercado para que as companhias sejam capazes de alcançar seus objetivos com os estandes.
Empresas especializadas saberão exatamente em que investir para chamar a atenção do público nos dias de evento. Elas também trazem o conhecimento para que qualquer imprevisto seja resolvido rapidamente, sem grandes danos e fazendo valer o dinheiro que você investiu na estratégia da melhor maneira possível.
Portanto, procure conhecer as empresas que se destacam no ramo, veja seus portfólios e busque referências com antigos clientes. Boas instituições sempre cumprem o cronograma proposto, trabalham com os melhores profissionais do mercado, estudam a fundo seus clientes e oferecem assistência durante todo o evento.
Saber como montar um estande para feiras e exposições é uma tarefa complexa e que exige muito planejamento estratégico. Isso porque é preciso atingir os objetivos da sua empresa e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência rica para os clientes. Somente assim você propaga a sua marca no mercado, destaca-se da concorrência e ainda encontra ótimas oportunidades de negócio.
Ficou com alguma dúvida sobre como montar um estande para feiras e exposições? Então, deixe um comentário no post! Será um prazer saber a sua opinião sobre o assunto!