Estandes criativos: Saiba como sair do tradicional e chamar atenção

Participar de feiras, exposições e eventos é, sem dúvida alguma, uma das estratégias de marketing mais eficazes para qualquer empresa. Nessas ocasiões, a marca consegue se posicionar diante de concorrentes e criar um laço mais forte com seus consumidores e parceiros. Mas não basta simplesmente alugar uma estrutura de stand e colocar uma equipe à disposição.

É essencial soltar a criatividade! Hoje, a tecnologia permite o uso de uma série de recursos diferenciados para criar efeitos visuais e marcantes, que realmente transmitem mensagens eficientes para o público e ajudam na absorção de conceitos. Portanto, basta organizar um bom planejamento e começar a colocá-lo em prática.

Se você precisa de algumas dicas para desenvolver estandes criativos, a hora é agora! Leia este artigo com atenção e descubra o que você pode fazer para adequar a proposta da sua companhia a um espaço incrível.

Utilize o produto na ambientação

Se você precisa vender um produto ou uma ideia, nada mais adequado do que apostar em estandes criativos que utilizam esse detalhe em sua ambientação. Você pode propor ações e modelos de compra diferenciados para criar uma nova experiência para o consumidor e até mesmo fazer com que ele indique sua experiência para outras pessoas.

Por exemplo, criar espaços especiais com degustação ou experimentação, exposições interativas e áreas físicas temporárias que tenham a cara da marca. Explore todas as possibilidades que seu negócio oferece e se coloque no lugar do cliente para identificar coisas que possam chamar a atenção em uma perspectiva diferente.

Use e abuse de formas geométricas

Os visitantes de uma feira ou evento precisam lidar com uma quantidade enorme de informações. São muitos stands, pessoas circulando, e, por vezes, é complicado atrair os olhares em meio a tudo isso. Para solucionar a questão e criar uma estrutura extremamente criativa, uma boa opção é investir em cores chamativas e formas geométricas.

As formas, além de atuarem como elementos decorativos, podem ser aproveitadas com uma funcionalidade interessante. Cubos podem servir como mesas ou bancos de descanso, retângulos como prateleiras expositoras, e assim por diante. Vale soltar a imaginação para transformar o espaço em um local convidativo para o consumidor, além de surpreendê-lo com algo que poderia simplesmente ser convencional, mas que ali é bastante interessante.

Use a iluminação

Outra maneira de criar estandes criativos e se posicionar com mais destaque perante a concorrência é investir em efeitos de iluminação. Jogos de luz, aparatos iluminados e pisos brilhantes são apenas algumas alternativas nas quais pensar em implementar no seu espaço. Até mesmo um toten simples ganha um ar diferente, se receber um foco de luz que evidencie as suas informações.

Uma boa iluminação não apenas chama o cliente para uma visita, mas também traz maior destaque para o produto ou serviço. O stand fica mais vibrante, atrativo, e é possível passar a mensagem de que seu produto é igualmente fascinante por meio desse simples ponto. Ele com certeza prefere entrar em um lugar de aparência alegre e brilhante do que em um espaço escuro, sem graça e de clima tristonho.

Crie efeitos especiais

Você pode investir um pouquinho mais na composição do seu estande? Então não se esqueça de que efeitos especiais produzidos por computação gráfica causam total impacto nos visitantes. Reproduza fenômenos da natureza, sons, e não se esqueça de que essa é uma ótima oportunidade para interagir com as pessoas e fazê-las se aproximarem do seu negócio.

Você pode disponibilizar jogos, vídeos, músicas, montagens e muito mais. Até mesmo um mix de todas essas mídias para mostrar detalhes do produto em 3D, suas funcionalidades e demais características. É possível também desenvolver um mascote para cativar o público, que converse e atue como uma pessoa da vida real.

Estimule a interação do público

Alguns exemplos já foram citados, mas é importante ressaltar o quanto a interação do público é uma parte fundamental da criação de estandes criativos. Deixe que o consumidor entre, ele mesmo, em contato com o seu produto, toque e conheça a fundo o que ele está prestes a comprar. Experiências sensoriais sempre agregam um sentimento de desejo mais forte nas pessoas e podem ser usadas sem moderação.

Outro tipo de experiência popular é aquele que exige lógica e pensamento e fixa realmente a imagem da marca na cabeça do cliente. Por fim, dependendo do que você vende, opte por experiências que toquem a emoção do público e passem mensagens de cunho social ou sentimental, de modo que ele não se esqueça jamais daquilo presenciado. Algumas ações desse gênero costumam viralizar e trazer uma visibilidade maior para a marca até mesmo fora do evento.

Aposte em sua identidade visual

Nunca deixe de lado sua própria identidade visual. Ainda que o cliente tenha várias experiências únicas dentro do seu stand, ele precisa saber quem é a sua empresa. Portanto, invista em brindes, detalhes de decoração e equipe bem caracterizada para criar esse envolvimento na mente do público.

Seu manual de identidade visual pode ser um guia inicial para definir onde sua marca ficará exposta e como será aplicada em diversas superfícies e texturas. Mas, de acordo com aquilo que você imaginou para a ambientação do espaço, arrisque uma composição inovadora sem medo de perder a essência.

Conte com uma empresa especializada na criação de estandes criativos

Acredite, contar com uma empresa especializada na criação de estandes criativos faz toda a diferença! Com uma ajuda totalmente profissional, você vai conseguir materializar melhor suas ideias e ter a garantia de que tudo sairá conforme o esperado. Além disso, vai possuir a certeza de que conta com um respaldo adequado caso algum imprevisto aconteça.

Tudo com base em seu orçamento disponível, com várias alternativas para que você escolha um desenvolvimento muito bem planejado, que respeita o espaço alugado no evento. Essas são apenas algumas tarefas executadas com maestria por nossa empresa, a Grupo de Eventos.

Agora que já sabe como sair do tradicional na área dos estandes criativos e chamar mais a atenção dos visitantes, aproveite para entrar em contato com a Grupo de Eventos e ver como poderíamos ajudar você a ter excelentes resultados em feiras e eventos.