Como escolher uma feira de negócios ideal para promover a empresa?

A feira de negócios é um evento em que comumente se reúnem diversas empresas de um mesmo segmento. Elas servem para apresentar novidades, criar relacionamentos, estabelecer parcerias e criar relações comerciais com novos clientes. Por isso, participar dessas ocasiões gera mais visibilidade e oportunidades únicas de melhorar seu posicionamento no mercado.

No entanto, é importante entender como escolher uma feira de negócios para atingir o resultado esperado. Caso contrário, será apenas um desperdício de recursos. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para que você entenda como selecionar a feira ideal e garanta benefícios reais para a sua empresa. Confira!

Defina qual é o seu objetivo comercial

Antes de se inscrever para participar de uma feira você precisa identificar quais são os seus objetivos no mundo dos negócios. Algumas empresas, por exemplo, têm o foco no varejo, enquanto outras no atacado. Detalhes como esses devem ser identificados antes de participar dos eventos para que você consiga alcançar os resultados almejados.

Portanto, estabeleça suas diretrizes e crie uma identidade visual condizente com elas. Depois, certifique-se que o seu estande consegue refletir essa imagem e garantir um ambiente agradável e atrativo para seus clientes e investidores.

Considere o público-alvo que quer atingir

Se você quer entender como escolher uma feira de negócios, é fundamental considerar quem é o seu público. Afinal, ainda que o objetivo não seja a venda, você precisa fortalecer sua imagem junto às pessoas que consomem ou podem vir a consumir seus produtos e serviços.

Por essa razão, preste atenção no perfil das pessoas que serão atraídas pela feira e observe se são clientes em potencial. Se o seu público é jovem, observe se a feira é voltada para esse nicho e quais são as empresas que vão participar. Assim, você conseguirá alcançar as pessoas que realmente tenham o perfil que você deseja para a sua empresa.

Observe o tamanho da feira

Por mais que você pense que participar de uma grande feira garante maior visibilidade, isso não é exatamente verdade. Se a sua empresa for muito pequena, ela pode ser engolida pelas marcas maiores em um evento muito grande.

Portanto, analise bem o tamanho do evento. Ele precisa ser grande o bastante para ter visibilidade diante de clientes e fornecedores, mas não tanto a ponto de fazer com que sua marca desapareça diante dos grandes nomes do seu segmento.

Um ponto importante a considerar é que alguns eventos apresentam um setor específico para as empresas menores. Nesse caso, pode ser interessante levar um estande se você já analisou antes e percebeu que, realmente, vale a pena investir nisso.  

Preste atenção no nicho para o qual o evento está voltado

Ainda que sejam do mesmo segmento, as feiras podem ser específicas para determinado nicho. É o caso das varejistas, atacadistas, moda infantil, fitness e tantas outras. Portanto, escolher uma feira de negócios condizente com os seus produtos e serviços é essencial para alcançar parcerias e clientes de qualidade. Você deve prestar atenção nisso!

Assim, busque frequentar alguns eventos antes de participar efetivamente de um deles e vá selecionando aqueles que estão mais relacionados com o seu nicho de atuação. Com isso, será bem mais fácil preparar um estande adequado quando você for levar sua empresa. 

Analise bem onde será a localização do evento

O local em que o evento vai ser realizado também deve ser considerado. Geralmente, as feiras são estrategicamente montadas em locais próximos a polos relacionados ao segmento. No entanto, outras podem ser realizadas cada ano em um local diferente.

Analise se o lugar é viável para você. Afinal, é necessário investir dinheiro para participar de uma feira e, em alguns casos, a logística pode ser tão complicada que não compensa. Você precisa pensar se o seu público é regional ou nacional.

Se você tem um e-commerce ou é atacadista, por exemplo, não tem muito problema se a feira acontece em uma cidade muito distante da sua. No entanto, se você é um comerciante local e varejista, não faz muito sentido expor em um local que os novos clientes não possam acessar com facilidade.

Peça ajuda aos seus clientes

Uma boa dica sobre como escolher uma feira de negócios é fazer uma consulta aos seus próprios clientes. Afinal, são pessoas como eles que você deseja alcançar. Por isso, converse com essas pessoas para descobrir quais as feiras do segmento que elas gostam de ir.

Isso facilita bastante a sua decisão, já que a probabilidade de outras pessoas com o mesmo perfil comparecerem ao evento é bem alta. Para isso, você pode perguntar pessoalmente ou usar estratégias de e-mail marketing ou enquetes nas suas redes sociais, por exemplo.

Faça uma lista com as principais feiras de seu segmento

Se você não tem muita experiência no assunto, o ideal é começar a se planejar com bastante antecedência. Isso permitirá que você faça uma boa pesquisa e participe de alguns eventos como visitante antes de definir em qual deles vai, de fato, expor sua marca.

Liste as principais feiras do seu segmento e comece a dividi-las de acordo com o nicho, características, tamanho e público-alvo, por exemplo. Então, risque as que não se encaixam bem no seu perfil e selecione aquelas mais interessantes. Observe ainda se o organizador é de confiança e se as feiras realizadas por ele são bem qualificadas. Depois disso, é só confirmar sua inscrição e começar a se preparar.

Agora que você já sabe como escolher uma feira de negócios, está na hora de começar a planejar a sua participação. Para isso, você deve contratar uma boa empresa para montar o seu estande. Afinal, seu posicionamento deve ser estratégico e bem-feito para que você seja visto.

Por isso, encomende um bom planejamento, considerando o que vai expor e o tamanho do seu espaço. Vale ter atenção para o fato de que o estande deve acomodar bem seus visitantes, a fim de que você possa expor seus produtos ou serviços com a máxima qualidade e conforto na feira de negócios.

E então, está pronto para investir na sua participação na próxima feira de negócios? Continue em nosso blog e veja 13 dicas de como montar um estande para feiras e exposições.