4 dicas de como fidelizar clientes utilizando eventos

Um evento é uma experiência única, que permite levar o melhor da sua empresa para o seu público-alvo. Seja uma feira, workshop ou palestra. É a chance de se preparar para atrair novos clientes e permitir mais engajamento com a sua marca.

No entanto, diversos concorrentes estarão no local e terão o mesmo objetivo que o seu. Então, como apresentar um diferencial e fidelizar clientes utilizando eventos? Preparamos este artigo com algumas dicas efetivas para essa conversão. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba como se destacar!

Em quais eventos você pode atuar

Antes de partir para a ação, é sempre importante realizar um planejamento e estudo de campo. O indicado é entender melhor sobre o seu público alvo e suas preferências. Onde posso ficar mais perto do meu público? Qual é o evento que mais adequado para o seu perfil?

Bom.. de acordo com a natureza do seu negócio, você pode recorrer a diferentes tipos de eventos para alcançar melhor seu objetivo. Confira alguns deles:

  • Feiras: eventos em que empresas expõem produtos, projeto ou serviços em estandes de exposição.
  • Workshops: espaços que oferecem cursos de formação com o objetivo de promover a troca de conhecimento entre grupos corporativos.
  • Palestras: eventos de curta duração, com explanação de um tema pré-definido por um especialista.
  • Cursos: evento em que acontece a explanação detalhada de um assunto ou conjunto de temas.

Como fidelizar clientes utilizando eventos

Atendimento de qualidade

A primeira e mais importante dica para quem quer realizar um evento impecável é a de ter uma equipe bem preparada, capaz de atender com excelência e administrar possíveis percalços. Treine o seu pessoal! Os representantes dos estandes, por exemplo, representam a empresa e devem ser capazes de engajar e esclarecer as principais dúvidas do público.

Brindes

Um brinde deve ser de qualidade e lembrar uma ótima experiência. Pense nisso na hora de preparar um mimo para os seus futuros clientes e tente dar sempre algo que tenha função real na vida de quem vai recebê-lo. A ideia é que ele use o brinde e leve o nome (além da boa lembrança) de sua marca por aí.

Gamificação

Que tal transformar seu estande, palestra ou workshop com design e dinâmicas semelhantes a jogos? A técnica se chama gamificação e remete à ideia de transformar a dinâmica proposta pela sua empresa em um jogo, com regras pré-determinadas e que podem levar os participantes a conhecerem mais do seu produto.

O fim do jogo pode envolver um conhecimento especial — como no caso de um curso ou workshop —, ou a conquista de um brinde dado em uma feira ou congresso.

Estande digital

Trata-se de um espaço que usa e abusa da alta tecnologia para chamar atenção dos clientes e comunicar a proposta da empresa. Pode envolver apresentação de personagens virtuais, hologramas, simulações, painéis interativos e muito mais.

A importância do pós-evento

A fidelização de um cliente não acontece apenas durante o evento, mas também nos momentos posteriores a ele. Após o primeiro contato com o seu cliente, busque reunir informações para saber como interpretaram sua ação, o que os impactou ou o que não funcionou. É um jeito de você mostrar que continua se importando e quer estreitar relações.

Como vimos, fidelizar clientes utilizando eventos é uma estratégia muito interessante. Com as sugestões acima, será mais fácil chamar a atenção do seu cliente, comunicando uma mensagem clara sobre seus diferenciais. E então, gostou deste artigo? Para ficar mais informado sobre o tema, que tal ler sobre a prospecção de clientes?