Como fazer prospecção de clientes em feiras e de forma eficiente?

As feiras são uma excelente oportunidade para fazer network e gerar negócios. Afinal, funcionam como uma vitrine poderosa para a prospecção de clientes. No entanto, para obter bons resultados, é preciso iniciar o trabalho bem antes do evento, estudando o mercado, público e planejamento das ações.

Nesse sentido, a seguir, vamos dar algumas dicas importantes de como realizar a prospecção de clientes de forma eficiente. Continue a leitura para conferir!

Faça um planejamento

Antes de qualquer coisa, é fundamental separar um tempo para fazer um bom planejamento. Nesse documento, algumas informações são imprescindíveis, como:

  • pesquisa de mercado;
  • orçamento disponível;
  • estudo do público;
  • objetivos das vendas;
  • ações que devem ser realizadas para a montagem do espaço;
  • processo de atendimento;
  • equipe necessária.

Depois de tudo definido, é hora de dividir as informações com a equipe, para que todos estejam cientes das suas tarefas, responsabilidades e dos prazos.

Prepare o material de divulgação

Para atrair mais potenciais clientes, é imprescindível dedicar-se à divulgação, sem depender apenas da organizadora do evento.

Dessa forma, é interessante preparar um material ou convite, fazendo uma breve apresentação da empresa, destacando as oportunidades que estarão disponíveis na feira.

Além disso, é importante utilizar as redes sociais para conseguir alcançar um número maior de pessoas. Há diversas estratégias nesse sentido, como links patrocinados, produção de conteúdos relevantes, envio de e-mail marketing, entre outras.

Crie um formulário de contato

De nada adianta atrair um grande público no estande, se não captar os dados dos potenciais clientes, sendo essencial criar um formulário de contato para poder continuar com o processo de venda.

No entanto, é preciso que ele tenha um formato simples, de maneira que seja rapidamente preenchido, mas, ao mesmo tempo, solicite as informações necessárias — nome, e-mail, telefone e produto ou serviço de interesse.

Disponha de atrativos para o estande

Para tornar seu estande mais atrativo, é interessante distribuir brindes personalizados com a marca e informações de contato da empresa, ou mesmo sortear prêmios maiores — que pode ser uma boa ideia também para coletar dados.

A aparência da montagem também deve ser pensada. Tudo precisa estar bonito, agradável e ter os produtos organizados. Separar um cantinho com cadeiras, café e água é uma boa opção!

Faça um pós-venda de qualidade

Muitas empresas fazem todo o processo corretamente, mas deixam de lado uma etapa fundamental: o pós-venda. Depois da venda, é preciso realizar ações, a fim de fidelizar os clientes.

Nesse sentido, a pesquisa de satisfação é sempre válida. Uma empresa de TV a cabo, por exemplo, pode entrar em contato para verificar se a instalação aconteceu corretamente ou se ocorreu algum problema, para, assim, melhorar os próximos atendimentos.

Isso mostra a preocupação da empresa com o cliente e permite que possíveis problemas sejam solucionados, fazendo com que o consumidor fique totalmente satisfeito.

Como você pôde ver, as feiras é uma ótima alternativa para a prospecção de clientes. Contudo, para conseguir resultados positivos, é fundamental planejar e dispor de ações e estratégias — inclusive após o evento.

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