Neuromarketing: como usá-lo na captação e fidelização de clientes

Você sabia que o neuromarketing pode ser utilizado para captar e fidelizar novos clientes? Essa é uma ótima opção para sua empresa descobrir como o consumidor pode se sentir melhor e mais propenso a fazer negócios.

Além de tirar seu estande da monotonia, o neuromarketing pode melhorar seus resultados. Neste texto, você entenderá o que ele é, como pode ser usado para  atrair (e manter!) consumidores e qual é o resultado esperado ao praticar tais ações. Quer basear sua estratégia em estudos sobre a mente dos consumidores? Então veja agora o que fazer!

O que é neuromarketing?

Neuromarketing é o campo que utiliza a neurociência e o marketing em conjunto. Seu objetivo é, em resumo, aplicar estudos comportamentais e cerebrais para que as estratégias de marketing possam ser mais próximas dos interesses dos clientes, considerando o comportamento que as pessoas normalmente apresentam.

No contexto de eventos, o neuromarketing é útil para entender o público não a partir de achismos ou opiniões sem embasamento, mas com o uso de estudos. Assim, fica mais fácil desenvolver uma experiência memorável para todos os participantes.

Como o neuromarketing pode ser usado na atração e fidelização de clientes?

Veja agora quais são as principais descobertas do neuromarketing para as empresas!

Foco em aliviar a dor em vez de projetar prazer

Embora pareça estranho  já que os eventos normalmente buscam proporcionar experiências memoráveis e prazerosas , é mais benéfico para sua empresa destacar como ele pode resolver os problemas dos consumidores em vez de mostrar como pode trazer alegria.

Ainda é estranho? Pois vamos lá: os seres humanos tendem a evitar a dor. Isso significa que o cérebro humano se preocupa extremamente com a sua própria sobrevivência e com o que ele pode fazer para que isso aconteça.

Como isso se aplica ao seu stand?

Dessa maneira, o cérebro responde de maneira muito mais ágil quando o assunto é suprimir riscos ou dores em potencial. Nos eventos, a narrativa deve ser construída para resolver as principais demandas dos seus consumidores. Desenvolver a estratégia de ação do seu stand nesse sentido fará com que você crie uma mensagem coesa que pode, inclusive, gerar prazer ao final.

Estandes em eventos que forneça serviços e produtos para freelancers, por exemplo, podem ajudá-los a se livrarem da famosa síndrome do impostor. Por outro lado, quem trabalha com produtos tecnológicos pode focar as principais ações de marketing para mostrar como os produtos ajudarão o consumidor para lidar com os principais problemas do dia a dia. 

Foco em sentidos e sentimentos 

Um dos atributos do neuromarketing é entender o que impulsiona emocionalmente as pessoas. Ainda que não pareça, os consumidores ainda compram por consequência de impulsos, emoções e sentimentos, mesmo que não seja possível fundamentar todos os motivos da aquisição. 

Para conseguir os resultados, as empresas fazem grandes pesquisas sobre os desejos de seus clientes ideais. Com isso, eles se sentirão mais compreendidos e amados pela instituição, o que pode aumentar o número de negócios efetuados.

Como isso se aplica ao seu estande?

Ao apelar aos sentimentos, é possível fazer com que a mensagem da empresa tenha um impacto maior, já que se conectará às emoções dos convidados. Isso é possível a partir da criação de narrativas, o que pode liberar vários neurotransmissores (como endorfina, oxitocina e dopamina) no cérebro dos participantes.

Pense também em promover experimentações que lidem com a sensibilidade (como os cinco sentidos) e apresentações com técnicas como video mapping e outros recursos sensoriais. Interaja as dores do público com a criação de um ambiente que apele aos sentimentos. Nesse contexto, os stands interativos são uma boa pedida.

Urgência

O senso de urgência é uma das formas que você tem para impactar o usuário. Ligado ao tempo, torna-se efetivo ao fazer com que o usuário pense que, em pouco tempo, não terá possibilidade de escolha.

Ao fim do prazo dado, a pessoa não poderá mais participar da promoção oferecida. Como o cérebro não gosta de impossibilidades, há tendência de ação rápida. O pior dos mundos é viver com o arrependimento de perder uma boa oportunidade.

Como isso se aplica ao seu stand?

A urgência pode ser utilizada desde o início para promover o evento. Descontos na inscrição, por exemplo, podem ser dados para inscrições até uma data específica.

Outra possibilidade é oferecer descontos ou oportunidades de negócios para quem quiser negociar no próprio stand ou oferecer os dados para fechar o negócio em outro momento oportuno. Além disso, pode ser interessante oferecer brindes para os primeiros que chegarem ao stand.

Ambiguidade

O cérebro humano não gosta de mistérios sem solução. É comum para ele se sentir disposto a resolver tais situações utilizando padrões ou tentando encontrar pontos que podem ser conectados. Por isso, de acordo com o neuromarketing, é possível atrair a atenção do público com a criação de ambiguidade. 

Como isso se aplica ao seu stand?

Você pode, por exemplo, usar esse pilar do neuromarketing para divulgar seu evento. Isso pode ser feito até mesmo um anúncio no Facebook (com a utilização de imagens que, aparentemente, não tenham relação com o assunto ou sejam enigmática). É recomendável até mesmo usar imagens aleatórias para conseguir um efeito de dissonância nas mentes de quem verá os anúncios.

Além disso, é possível levar o clima até o stand, seja na decoração ou na temática abordada. Dessa forma, as pessoas terão mais interesse em ver como a ambiguidade pode ser resolvida.

Quais são os resultados esperados?

As empresas que investem em neuromarketing conseguem fazer com que o stand tenha melhores resultados nos eventos. Com cada alicerce mostrado acima, os participantes podem ficar mais animados com a chance de resolver os principais problemas deles, sendo surpreendidos das mais variadas formas.

Esse cuidado faz com que mais pessoas estejam interessadas em ouvir o que sua empresa tem a dizer para elas. Mais do que conseguir mais clientes, é possível trabalhar com a fidelização daqueles que já são consumidores da instituição — ou seja, os eventos são uma forma interessante de demonstrar para o público que a marca se importa com eles e está pronta para pensar em maneiras para surpreendê-lo.

Agora que você sabe o que é o neuromarketing, procure empregar os pontos aprendidos na estratégia da sua próxima feira. Para que você tenha os resultados esperados, aumentando a captação e fidelização de clientes, é importante pensar em cada detalhe para que o tiro não saia pela culatra e você possa atingir os objetivos propostos.

Quer melhorar ainda mais sua divulgação? Veja agora o que fazer para que sua empresa seja um sucesso na feira. Até lá!