As feiras e exposições são eventos com objetivo comercial que têm crescido bastante nos últimos anos. Os espaços abrigam estandes que apresentam marcas e seus produtos/serviços aos clientes, esclarecendo dúvidas e, claro, aumentando o networking e o interesse das pessoas.
Para que a participação de uma empresa em um evento de tal porte seja realmente efetiva é preciso conhecer a fundo esse universo, bem como saber o que deve ser feito para alcançar o sucesso. Os principais pontos para enfrentar essa missão estão listados aqui no post.
Continue a leitura e confira tudo o que um profissional de eventos deve saber sobre as feiras!
Defina bem seus objetivos
Para ser um verdadeiro profissional de eventos é fundamental ter os objetivos muito bem demarcados. Esses propósitos devem estar relacionados a três pilares importantes: o relacionamento, a divulgação da marca e a geração de negócios.
É no relacionamento direto com outras pessoas que as parcerias podem ser formadas ou fortalecidas. O networking cresce. A divulgação da marca diz respeito à promoção da missão, dos valores e da visão da empresa, o que é fundamental para que se posicione positivamente no mercado.
Não menos importante, há a geração de negócios. Esse costuma ser o objetivo final da participação em eventos, ou seja, a venda efetiva dos produtos e/ou serviços para o público-alvo.
Dedique-se a encantar o cliente
Para encantar as pessoas é preciso ter um público-alvo bem definido. Ou seja, uma representação de quem seriam os seus clientes ideais (personas). Visar o encantamento é uma maneira de entregar valor ao evento. Dessa forma, as pessoas e diferentes empresas enxergarão boas oportunidades em participar e expor seus produtos.
Quando se conhece muito bem o cliente, é mais fácil sair do “lugar comum”. Com uma equipe (staff) bem treinada e atendimento personalizado, dificilmente sua empresa passará despercebida.
Destaque o seu stand diante dos concorrentes
Muitos estandes ficam expostos em uma feira. Para atrair os visitantes e chamar a atenção do seu público-alvo, o profissional de eventos precisa investir em destaque. Uma boa opção é apostar em um design diferenciado para o stand.
O visual é o principal ponto de atração dos visitantes em um evento como esse. Ele pode ser “ativado” por meio do uso de certos formatos, iluminação, cores e até mesmo pela disposição do material de divulgação.
Seja um profissional de eventos criativo
A criatividade é outro fator importante para o sucesso em eventos e feiras. Utilize os recursos disponíveis da melhor maneira possível, desde a estrutura do evento até a exposição de fotos, vídeos e instalações. Use a criatividade para cumprir com excelência os objetivos que foram definidos inicialmente.
Planeje as ações pós-evento
A tarefa não acaba quando o evento termina! O profissional precisa planejar as ações pós-evento se quiser manter contato com os clientes e visar a fidelização. Portanto, busque maneiras de coletar contatos (como os endereços de e-mail e telefone) para que a empresa envie materiais, promoções e lançamentos posteriormente.
Também invista na entrega de brindes que contenham os endereços digitais da empresa, redes sociais, entre outras indicações. Dessa maneira, o cliente terá acesso a diversos dados e poderá buscar a empresa quando desejar.
De posse dessas informações, o profissional de eventos terá a certeza de que a participação em feiras será um verdadeiro sucesso e o retorno será melhor que o esperado!
Gostou das dicas? Então, aproveite para saber um pouco mais a respeito da comunicação interna em eventos.