7 cuidados para a segurança do trabalho na montagem do estande

Ter atenção com a segurança do trabalho na montagem do estande é indispensável para um evento de sucesso. De fato, qualquer tipo de problema nesse processo pode comprometer a imagem da empresa no mercado e ainda causar danos sérios a integridade dos colaboradores ou visitantes.

O grande segredo para garantir a tranquilidade do projeto está em focar em prevenção como forma de impedir qualquer acidente. Ao conhecer de perto todas as necessidades da equipe envolvida e os potenciais riscos, se torna muito mais simples criar um plano de ação eficiente que reduz ao máximo os imprevistos.

Quer saber mais? Vamos mostrar 7 cuidados indispensáveis para garantir a segurança do seu estande em diferentes etapas. Acompanhe:

1.Exigência de EPIs

A sigla se refere ao uso de Equipamentos de proteção individual que é indispensável em qualquer tipo de trabalho de montagem. Por isso, tenha em mente que toda empresa precisa oferecer obrigatoriamente os itens de segurança sem nenhum custo ao colaborador.

Faça uma reunião prévia com a equipe para identificar o que será necessário em cada tipo de trabalho e os potenciais riscos envolvidos nas atividades. Em contrapartida, assim como o contratante precisa zelar pela integridade de todos, a equipe envolvida também tem o dever de usar os equipamentos durante o serviço.

Além disso, também é fundamental cuidar das peças para que sejam utilizadas em outras demandas futuramente. O diferencial está em criar uma cultura de conscientização pela segurança e cobrá-los sobre o assunto sempre que necessário. Veja, a seguir, quais os principais equipamentos:

  • botas;

  • luvas;

  • capacetes;

  • óculos;

  • protetor de respiração;

  • protetor auditivo;

  • cintos contra queda.

2. Local organizado

Todo mundo sabe que um ambiente bagunçado atrasa todas as tarefas no trabalho, não é mesmo? No entanto, quando se trata da montagem de um estande, a situação fica ainda mais complicada, já que a desorganização representa também problemas de segurança.

Diante disso, oriente os colaboradores a focarem no planejamento bem elaborado para alcançar resultados mais rápidos. Ao deixar alguém responsável por guardar as ferramentas depois de usá-las, por exemplo, fica muito mais simples pensar no que pode deixar o ambiente perigoso.

Distrações

Hoje em dia, com tantas informações nas redes sociais e distrações no celular, as pessoas estão cada vez mais dependentes de tecnologia. Apesar de ser um ponto positivo em muitos aspectos, esse comportamento se torna prejudicial no ambiente de trabalho, especialmente, quando envolve um ambiente de risco.

Converse com a equipe sobre as limitações de usar o celular e tenha bastante atenção com outros fatores que podem comprometer o rendimento, como excesso de cansaço, remédios que comprometem o desempenho ou conversas paralelas.

Uma boa sugestão, em uma situação como essa, é alertá-los de que evitar acidentes é parte da responsabilidade do cargo e exercer práticas adequadas funciona como o primeiro passo para garantir o bom desempenho.

3. Informações sobre a CIPA

Imagine só se durante o processo de montagem, uma tábua escorrega e acaba atingindo alguém que estava apenas passando embaixo. Você consegue calcular o tamanho do prejuízo para a imagem de sua empresa?

Realmente, essa possibilidade assusta qualquer um pois mesmo que existam prejuízos financeiros, gerar uma crise por irresponsabilidade se mostra muito pior. Dentro desse contexto é que entra a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

O grupo formado por representantes indicados pela direção da empresa fica responsável por fiscalizar as medidas de segurança, criar regras e cobrar que as medidas sejam colocadas em prática. Outro fator está na capacidade da comissão formada de prestar apoio aos funcionários lesionados ao mesmo tempo que cria ações que soluciona os problemas em trabalhos futuros.

4. Ferramentas em boas condições

Eliminar os fatores de risco é uma das responsabilidades da empresa que lida diretamente com montagem de estandes. Por este motivo, priorize ferramentas em boas condições e ofereça toda a estrutura necessária para que os funcionários se sintam valorizados durante o serviço realizado.

O mais importante está em pensar que a compra de materiais de qualidade funciona como um verdadeiro investimento, já que influencia bastante no resultado. Sem contar que quando existe a necessidade de máquinas pesadas, todas elas precisam ser testadas previamente. Isso porque, esse tipo de equipamento precisa de revisão frequente como forma de evitar curtos ou mau funcionamento.

5. Eliminações de pontos de riscos

Como cada local apresenta características diferentes na montagem do estande, você precisa ter muita atenção para eliminar pontos de riscos. Dessa maneira, comece essa etapa do trabalho com bastante antecedência para que a equipe tenha tempo de fazer visitas prévias ao local e identificar logo de cara tudo o que precisa ser reorganizado.

A regra aqui deve ser calcular o risco como forma de compreendê-lo e, assim, criar soluções inteligentes que ajudem a controlá-lo. Lembre-se que os locais de acesso também devem ser demarcados como questão de segurança para impedir que pessoas despreparadas acessem áreas indevidas.

6.Treinamentos

Como já falamos em vários pontos, a conscientização dos colaboradores se mostra um verdadeiro divisor de águas no andamento do trabalho. Em função disso, coloque na programação da empresa treinamentos frequentes para que todos fiquem por dentro das novidades do mercado em relação a segurança.

Como consequência, certamente, o time se mostra engajado e consciente de sua responsabilidade diante da própria integridade e a dos colegas. Outra questão importante está em incentivar o clima positivo durante a realização de tarefas para que ninguém fique isolado em áreas de risco.

7. Comunicação positiva

Incentivar a comunicação entre os colaboradores é outro ponto que conta a favor da segurança no trabalho. Qualquer tipo de alteração ou incidente no desempenho deve ser reportado imediatamente para que os responsáveis pelo setor possam tomar as medidas necessárias o mais rápido possível.

Dê liberdade total na hora de gerenciar as demandas dos funcionários. Afinal de contas, a participação deles com o feedback é fundamental na melhoria da estrutura oferecida que conta pontos em todos os setores do serviço prestado.

Pronto! Agora você já conhece os principais cuidados de segurança do trabalho na montagem do estande. O mais importante é procurar por uma empresa especializada no assunto que possa garantir a qualidade do trabalho e a credibilidade da empresa no mercado especializado diante dos clientes.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre os 6 tipos de estandes para feiras que você precisa conhecer.