Entenda o que é e como funciona um estande sustentável

Se você nunca pensou em criar um estande sustentável, saiba que está perdendo boas oportunidades. Práticas socioambientais em diferentes tipos de negócios vieram para ficar — e não à toa, pois fazem muita diferença na escolha de compra dos clientes.

Hoje, ter atenção com o que a sua marca oferece não é mais uma preocupação de nicho. Os consumidores estão extremamente engajados com o assunto, o que faz com que uma omissão nesse sentido traga prejuízos em longo prazo, especialmente na área de eventos.

Quer saber mais? Para te ajudar, no post de hoje vamos tirar as maiores dúvidas sobre o funcionamento de um estande sustentável. Continue lendo e confira!

Como está o mercado atualmente?

De fato, o conceito de sustentabilidade está cada vez mais em alta. As pessoas vêm se tornando mais conscientes de sua responsabilidade com o meio ambiente, levando as marcas a procurar soluções inteligentes para atrair a atenção até dos clientes mais exigentes.

Uma empresa ambientalmente preocupada foca em realizar o seu trabalho sem usar recursos que prejudiquem as próximas gerações. E isso não deve se limitar ao discurso, mas fazer parte mesmo dos processos. Lembre-se: a coerência é um fator decisivo na hora de ganhar credibilidade e aumentar o diferencial competitivo.

O que é um estande sustentável?

Na prática, um estande sustentável é o que reúne materiais ecológicos em sua construção, sem deixar de lado a oferta de uma experiência diferenciada ao visitante. Para isso, todos os setores devem ser bem pensados com o intuito de criar uma identidade visual impactante.

A proposta da empresa deve ficar clara em eventos ou feiras de negócios conforme o espaço criado para receber o público. O mais importante, então, é priorizar as mesmas características no processo de montagem e desmontagem, na definição das luzes a na possibilidade de reaproveitar os materiais como forma de reforçar o posicionamento no mercado.

Além disso, antes de idealizar um estande com uma proposta ecológica, você precisa refletir sobre o processo operacional e a postura do seu negócio. Afinal, de nada adianta defender uma bandeira sustentável em um evento, por exemplo, se os seus produtos usam testes em animais ou qualquer outro procedimento agressivo.

O que é preciso para fazê-lo?

Criar um estande sustentável, de fato, não é tarefa fácil — afinal de contas, envolve um grande planejamento, que precisa da atenção dos organizadores aos mínimos detalhes tanto logísticos quanto ecológicos. Muitas pessoas consideram, inclusive, que a decisão de compra do cliente está diretamente ligada à visão da marca nesse setor.

Sendo assim, você precisa elaborar o projeto pensando na possibilidade de reduzir custos em investimentos operacionais com itens recicláveis. Desse modo, priorizando de maneira abrangente a inclusão de práticas ecológicas, o resultado será o aumento do engajamento do público, ao mesmo tempo em que o produto fica muito mais valorizado.

Os materiais usados

Como dissemos, além dos materiais ecológicos para a construção, no entanto, o responsável pelo estande sustentável precisa ter o controle de cada etapa para garantir que tudo tenha a cara da empresa, sem deixar de lado o fator surpresa.

O grande diferencial aqui está em conhecer bem as vantagens do serviço ou produto oferecido para criar uma atmosfera confortável ao cliente. Em consequência disso, você precisa fugir do tradicional na hora de pensar fora da caixinha — só assim será possível se destacar mesmo da concorrência.

Vejamos, abaixo, uma lista de materiais que podem ser utilizados em um estande ecologicamente correto:

  • luminárias de LED — com economia de até 80%, os aparelhos conseguem durar anos sem a necessidade de manutenção;
  • paredes de ecomosaico — os revestimentos são feitos a partir de materiais recicláveis e geram uma grande economia ao orçamento;
  • tecidos Green Screen — são próprios para proteger da luz do sol e são isentos de PVC e Covs, evitando a luminosidade excessiva;
  • tijolos de solocimento — compostos de cimento, solo e água, evitam o desmatamento por serem produzidos sem o processo de queima. Sem contar que também reduzem a emissão de poluentes no ar;
  • placas de cortiça reciclada — quando usado como revestimento, esse material tem um desempenho termoacústico excelente.

Quais são as vantagens para a empresa?

Justamente por agradar consumidores preocupados com o seu posicionamento em relação a questões socioambientais, a adotação dessa bandeira traz um aumento de lucros efetivo. Em função disso, surge ainda uma série de oportunidades de negócios 1 ficando assim muito mais fácil tirar ideias do papel, já que, automaticamente, sobra mais dinheiro em caixa.

Também vale dizer que ao usar um estande sustentável você reduz os riscos de acidentes ou outros imprevistos de maneira significativa. Ou seja, o público sente a preocupação da sua organização com conforto, bem-estar e, acima de tudo, segurança na hora de aproveitar o espaço.

Outra mudança está na própria forma de se relacionar com o consumidor. Isso porque, quando você expõe esse conceito como uma prática de mercado, quem já abraça a causa se sente identificado com a sua marca e ganha uma impulso a mais para propagá-la de maneira genuína.

Qual é o impacto dessa construção na sociedade?

Por outro lado, quando você engaja todo o seu time nessa causa, os seus clientes também se sentem motivados para começar a mudar seus hábitos. Isso, por si só, já é muito positivo.

O principal desafio, nesse sentido, é equilibrar as preocupações socioambientais com a economia em longo prazo. Porém, ao colocar na ponta do lápis todos os benefícios para imagem do negócio, você pode inspirar outras instituições a fazer o mesmo. Considere que investir em preocupações verdes é, na verdade, trabalhar pela preservação do futuro de todos, sem deixar de lado a contribuição pelo serviço corporativo de qualidade.

Pronto! Agora você já sabe como um estande sustentável ajuda o seu negócio a abrir caminhos. O mais importante, como vimos, é usar o posicionamento da marca para proporcionar aos clientes uma experiência diferenciada, focada em tecnologia e outras características que destaquem o seu serviço diante da concorrência.

Agora, se você gostou destas informações e compreendeu a importância de adotar um conceito sustentável, entre em contato com o Grupo de Eventos e monte um estande de acordo com as necessidades da sua empresa!