Stand pequeno, médio ou grande: como fazer a melhor escolha?

Decidir entre um stand pequeno, médio ou grande é uma tarefa trabalhosa. De fato, qualquer erro no processo de montagem pode fazer com que o espaço fique diferente da proposta da marca e gere críticas após a passagem dos visitantes.

Para evitar problemas desse tipo, o mais indicado é conhecer bem o funcionamento de cada formato. Com isso, você consegue encontrar facilmente uma estrutura que se encaixe nos objetivos traçados durante as ações apresentadas ao público.

Quer saber mais? Na sequência, vamos mostrar dicas essenciais para a escolha do stand. Acompanhe!

Pense nas necessidades da empresa

O mais importante antes de uma escolha como essa é pensar em quais são os objetivos da empresa com a realização da ação. Outro ponto está no tamanho do espaço disponível nas feiras ou eventos para que a montagem seja realizada. A partir disso, você pode definir entre um stand pequeno, médio ou grande com foco em expor os produtos de forma eficiente sem deixar o conforto de lado.

Stand pequeno

O formato pequeno costuma ser bastante compacto e permite uma interação maior entre os visitantes. Isso porque a disposição estratégica dos produtos ajuda na hora de mostrar suas vantagens de maneira personalizada em um clima mais intimista.

Stand médio

Aqui já é possível trazer algo mais elaborado na produção do stand em relação a altura, largura e profundidade. Defina a proposta dentro do evento a partir do que deve ser mostrado ao público de forma mais fiel possível aos valores e à imagem da empresa. Em um formato médio, você ganha mais autonomia para criar ações de marketing mais agressivas.

Stand grande

Nesse caso, o espaço será desenvolvido para atender seu público priorizando espaço e conforto. A decoração pode ser bastante ampla, assim com as atividades de interação entre os produtos e os visitantes. Tudo isso com a possibilidade de trazer inovações tecnológicas capazes de viralizar e transformar sua marca em uma verdadeira sensação.

No entanto, também é preciso tomar alguns cuidados, pois se a quantidade de material para exposição não for suficiente, alguns buracos podem ficar evidentes e saltar aos olhos do público de maneira negativa. Sem contar que, caso a decisão seja carregar na decoração para solucionar o problema, o excesso de poluição visual também pode acabar afastando os clientes.

O tamanho da área locada pela empresa interfere em um conjunto de outras coisas que são fundamentais no sucesso do stand. Assim, avalie ainda como será a estrutura: com teto aberto ou fechado; construído, misto ou com sistema de montagem, e por aí vai.

Fique de olho no custo-benefício

Muitas vezes, a empresa pode acabar focando tanto em mostrar algo grandioso que se esquece de colocar as vantagens e desvantagens na ponta do lápis. No momento de escolher o tamanho do stand, leve tudo em consideração para não gastar demais sem necessidade. Se você participa de muitos eventos dessa mesma linha, o ideal é montar uma dinâmica de funcionamento que possa ser reaproveitada para economizar tempo.

Em relação ao custo-benefício, é fundamental avaliar qual o propósito na realização da ação. Por exemplo, no lançamento de produtos, o mais vantajoso é optar por incluir uma vitrine que otimize a visão dos visitantes de maneira elegante. Dentro da proposta do negócio, procure atalhos que façam os resultados chegarem mais rapidamente sem perder dinheiro.

Tenha equilíbrio e coerência

O tamanho de sua empresa e as características do setor de atuação também influenciam diretamente as decisões sobre o tamanho do stand. Imagine uma multinacional com um catálogo gigantesco de novidades espremida em um espaço pequeno sem condições de apresentar tudo com explicações detalhadas.

A visão do público seria, automaticamente, de falta de planejamento e economia desnecessária. Tendo isso em vista, a coerência e o equilíbrio em relação ao objetivo no evento devem falar mais alto para que o ambiente fique não só mais confortável como também ofereça condições de desenvolver um relacionamento adequado com os visitantes.

Fique dentro do estilo do stand

Uma dica de ouro é alinhar o tamanho do stand com o estilo da temática e o segmento da empresa. Se o formato for uma estrutura futurista, você precisa de mais espaço para que os detalhes da decoração sejam perceptíveis e possam se destacar.

Um bom exemplo disso está na exposição de computadores, o que exige uma decoração mais clean, porém com espaço suficiente na hora de possibilitar o teste das máquinas pelos usuários. Mesmo que não seja uma regra absoluta, sempre é possível preservar um estilo que seja reconhecido futuramente.

Além disso, seguir uma linha coerente, que envolva a área de atuação da empresa, proporciona um estilo de stand mais harmonioso que funciona como um convite a mais na decisão de compras futuras dos clientes.

Leve em consideração a cartilha de regras do evento

Após a locação dos espaços, a organização do evento disponibiliza uma cartilha de regras. Ficar de olho em seu conteúdo faz muita diferença nas escolhas em relação ao stand. Ao optar por uma empresa especializada em montagem, essas regras precisam ser compartilhadas com o intuito de evitar qualquer tipo de mal entendido no resultado final.

São detalhes que precisam ser reforçados, já que cada espaço trabalha com uma altura limite, adaptações adequadas para níveis de transparência ou especificações das áreas superiores (como mezaninos), entre outros aspectos. Sendo assim, ter essa cartilha sempre em mãos se torna indispensável para alinhar o tamanho do stand com o conceito da feira.

Referências de modelos

Por mais que a construção de um stand seja um processo muito particular de cada empresa, buscar referências de modelo pode ajudar bastante no processo. Faça uma série de pesquisas ainda no processo de planejamento para já chegar com boas ideias na hora de tomar decisões.

Como resultado, certamente acontece uma maior identificação com o público por ter uma temática precisa conforme o direcionamento usado em campanhas anteriores. Afinal de contas, manter uma uniformidade em feiras e eventos ajuda muito a aumentar a credibilidade em longo prazo.

Agora você já sabe como escolher entre stand pequeno, médio ou grande. O grande diferencial para acertar em cheio em todo o processo é contar com a ajuda de uma empresa especializada em montagens para que cada detalhe se encaixe no conceito do evento de modo geral e impressione o público pela qualidade.

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